O Youtube é um dos grandes consumidores de tempo da era moderna. Segundo estatísticas oficiais, quase 5 biliões de vídeos são vistos todos os dias. Destes 5 biliões é garantido que grande parte estejam relacionados com cinema. O Espalha-Factos aventurou-se neste perigoso mundo de forma a apresentar 5 canais de Youtube sobre cinema que tens de subscrever! A oferta é tanta que tentámos torná-la o mais diversa possível; mas existem, literalmente, centenas de canais à espera que os descubras!

Chris Stuckmann

O Chris é um dos críticos de cinema com mais sucesso do Youtube. Aliando sentido de humor a inteligência e um amor inegável à 7ª arte, Stuckmann produz conteúdo regularmente desde 2011. Comentando a maior parte das estreias dos EUA, tem também uma vasta colectânea de vídeos onde disseca filmes mais antigos e onde analisa aprofundadamente alguns trabalhos seleccionados.

Every Frame a Painting

O canal com menos vídeos desta lista é, talvez, o mais inestimável. Com as suas análises preciosas, Every Frame a Painting oferece uma visão genial sobre uma miríade de temáticas cinematográficas que variam entre o trabalho de um determinado realizador (Fincher, Kurosawa), dissecação de uma cena (O Silêncio dos Inocentes) ou as especificidades de um trabalho técnico (edição, composição musical para cinema).

Eyes on Cinema

Apresentando entrevistas, documentários, análises e behind the scenes de algumas das mais influentes individualidades da 7ª arte, Eyes on Cinema é um verdadeiro baú do tesouro. Conversas raras e inestimáveis com Orson Welles, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, François Truffaut, entre outros, tornam este pouco conhecido canal numa fonte de sabedoria que todas as semanas apresenta algo novo.

Filmmaker IQ

Se sempre quiseste aprender sobre um determinado aspecto da história do cinema mas ir à procura é uma seca, aqui tens uma solução para o teu problema! Com uma abordagem apelativa e excelente trabalho de pesquisa em todo o material apresentado, Filmmaker IQ tem sempre algo de novo para ensinar: desde o uso de música, aos métodos de representação, passando pelas diferentes fases da censura ou a evolução das lentes.

Film Riot

Queres começar a fazer cinema mas não sabes como? Tens pouco dinheiro e uma câmara rasca? Então o Film Riot é o canal certo para ti! Com uma equipa de experientes técnicos ao leme do projeto, o canal tem tudo o que podes desejar: exemplos práticos, vídeos de DIY, respostas a questões colocadas pelos subscritores, filmes/séries realizados pelos próprios responsáveis pelo canal, críticas a equipamento e muito mais!