As votações já encerraram e não há dúvidas: a cidade do Porto foi escolhida como o melhor destino europeu de 2017. Entre as 20 cidades europeias candidatas, a Invicta ficou à frente, ultrapassando destinos como Atenas, Milão e Paris.

Eleito também o melhor destino europeu em 2012 e 2014, esta é já a terceira vez que o Porto vence o concurso, que contou com apoio de alguns célebres portugueses, como a modelo Sara Sampaio ou Pedro Abrunhosa, mas cuja maioria dos votos veio do estrangeiro.

As votações decorreram ao longo de três semanas no site European Best Destinations e encerraram hoje às 12h. O resultado foi anunciado às 15h pela organização que revelou que a cidade portuguesa conseguiu mais de 130 mil dos mais de 400 mil votos, seguindo-se as cidades de Milão (Itália), Gdansk (Polónia) e Atenas (Grécia). O Porto foi a única cidade portuguesa candidata ao título e recebeu votos de turistas de mais de 170 países.

“Nunca a escolha do vencedor foi tão unânime”, pode ler-se na página oficial do concurso, que pretende promover o turismo e a cultura europeias. A organização aponta a história, arquitetura, cultura e gastronomia como as principais razões que levaram a que turistas de todo o mundo (Estados Unidos, França, Dinamarca, África do Sul, Canadá, entre outros) elegessem o Porto como o melhor destino da Europa.

Entre as principais atrações da cidade, destacam-se o Rio Douro, as paisagens, as praias junto à foz do rio, o Palácio da Bolsa e a Sé da Catedral como as melhores para descobrir a história e cultura dos portugueses. No Facebook, a Câmara Municipal afirma que este reconhecimento “atesta o potencial e atratividade da cidade, não só para os portuenses, mas também para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo”.

Podes ver aqui a lista dos 15 melhores destinos selecionados pelos turistas segundo o site European Best Destinations:

  1. Porto
  2. Milão (Itália)
  3. Gdansk (Polónia)
  4. Atenas (Grécia)
  5. San Sebastian (Espanha)
  6. Sozopol (Bulgária)
  7. Viena (Áustria)
  8. Stari Grad (Croácia)
  9. Basileia (Suíça)
  10. Madrid (Espanha)
  11. Roterdão (Holanda)
  12. Roma (Itália)
  13. Paris (França)
  14. Bonifacio (França)
  15. Wild Taiga (Finlândia)