A H&M vai lançar uma nova linha da coleção Conscious Exclusive que promete surpreender. É já no próximo dia 20 de abril que estarão nas lojas peças feitas a partir de BIONIC, um poliéster fabricado inteiramente com resíduos de plástico.

Preocupada com a sustentabilidade, um tema que é cada vez mais recorrente na indústria da moda, a cadeia de lojas sueca lança agora uma linha cujas peças são fabricadas a partir de fios biónicos, provenientes de plásticos recolhidos nas zonas costeiras. Este é já o sexto ano desta coleção, mas é a primeira vez que os plásticos vão ser incorporados desta forma na linha de roupa.

A coleção inclui, além de peças masculinas e femininas, uma nova linha dedicada à roupa infantil e uma fragrância com óleos orgânicos, com o mesmo nome da coleção. Mas o destaque vai para o vestido de noite rosa plissado, que a modelo Natalia Vodianova – o novo rosto da campanha -, apresenta. Elaborado totalmente a partir da tecnologia BIONIC, é um exemplo perfeito de como esta forma de produção sustentável pode ser aplicada a todo o tipo de peças de roupa, desde vestidos a calças de ganga.

“Através da reciclagem, o lixo pode renascer em algo bonito”, pode ouvir-se no vídeo promocional em que Natalia Vodianova usa o vestido rosa que, segunda as suas próprias palavras, “pode ter um impacto positivo no planeta”. A modelo, que pela primeira vez colabora com a cadeia sueca, diz estar orgulhosa por fazer parte desta campanha, que contribui para um futuro mais sustentável da indústria da moda.

Segundo Pernilla Wohlfahrt, diretora criativa da H&M, em declarações na revista da marca, esta coleção é “uma oportunidade de sonhar e criar peças que são simultaneamente únicas e belas”, mostrando o que de incrível se pode fazer com materiais reciclados.

A coleção Conscious Exclusive vai estar disponível a partir de dia 20 de abril no site da H&M e em mais de 160 lojas a marca, espalhadas por todo o mundo.