Com o dia dos namorados à aproximar-se, o Espalha-Factos compilou dez sugestões de livros que podes oferecer à tua cara metade.

Um presente original, que facilmente conjugado com outros programas, promete um dia de São Valentim em cheio e bem romântico.

Para os casais que gostam de cozinhar, para os que querem aprender a desfrutar dos pequenos momentos, de se deixar envolver por poemas ou até mesmo para os que gostam de viajar a dois… estas são as propostas para um (ou vários) dias a dois inesquecíveis!

As Escolhas do Casal MistérioCasal Mistério

Fonte: Fnac

Um dos mais badalados blogues do ano de 2016, o Casal Mistério chega às bancas pela mão da editora Manuscrito.

Um casal incógnito partilha 73 receitas e 17 dicas, que segundo os próprios, “vão revolucionar a sua vida à mesa“. De entre receitas simples e saudáveis, a sobremesas rápidas e ainda com recriações de pratos que comeram em restaurantes.

Receitas únicas e que parecem ser um segredo bem guardado entre um casal. O tempo é de meter mãos às obras e aproveitar o tempo com o parceiro na cozinha, com uma refeição quente e saborosa para degustarem a dois.

Grandes Histórias de Amor – O Livro dos AmantesJosé Jorge Letria

Fonte: Fnac

Num regresso aguardado de José Jorge Letria, o escritor presenteia-nos com um livro irreverente e absolutamente romântico: um retrato das grandes histórias de amor.

Desde a arrebatadora história de amor de Inês e Pedro, à paixão contemporânea de Simone Beauvoir com Jean Paul-Sartre, Ava Gardner e Frank Sinatra, Oscar Wilde e Lord Alfred Douglas, John Lennon e Yoko Ono,  Almeida Garrett e a viscondessa da Luz, Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro, entre outros.

Pedaços de relações singulares, de relações perante o escrutínio público, de amores escondidos, de amores condenados. Compilados numa ode ao amor e à paixão, a leitura destes pequenos excertos biográficos inspirará todos os apaixonados.

JóqueiMatilde Campilho

Fonte: Tinta da China

Matilde Campilho estreou-se em 2014 com a sua primeira obra poética, Jóquei. Balançando entre Portugal e Brasil, condensa nas palavras a imagética de um verão quente e descontraído.

Marcadamente situado entre os dois países, de uma escrita espontânea e orgânica, a escritora configura os amores, os apegos, as ternuras e as paixões. Inebriante, envolvente e intenso, Jóquei é a combinação certa para uma tarde de poesia que será também de amor, de filosofia, de entusiasmo e de felicidade.

 Mrs Dalloway, Virgina Woolf

Fonte: Fnac

Um clássico da língua inglesa que fez furor pelo mundo fora não pode deixar de ser uma sugestão nesta época apaixonante.

Este romance oscila entre o papel da mulher que é, em primeiro lugar, esposa e mãe com fortes reminiscências de outros tempos de juventude. A contraposição entre uma mulher presa ao social, às aparências, mas acorrentada também às lembranças do amor verdadeiro e frugal.

Com uma escrita arrebatadora, este livro é o retrato perfeito da condição feminina e das suas sensibilidades. Um poema ao amor.

O Livro do HyggeMeik Wiking

Fonte: Fnac

O Segredo Dinamarquês para ser Feliz“.

Esta sugestão tem sido das mais badaladas nos últimos tempos. Finalmente, Meik Wiking apresenta ao mundo o conceito de Hygge, um termo sem tradução mas que quererá significar um estilo de vida preocupado no desfrutar do presente.

Com pequenas dicas e truques, esta pode ser uma oferta especial para todos aqueles que sentem que perderam o propósito das suas vidas. Ensina a criar um ambiente confortável e a aprender a desfrutar dele. Na verdade, sugere ao leitor que que as coisas mais simples sejam realizadas com o prazer de um evento importante e excitante.

Assim, este livro é orientador de um estilo de vida mais recompensante e promete mudar a aura e espírito, com pequenos passos dos que se prontificam a cumpri-lo. Um excelente plano para, a dois, revolucionarem o quotidiano.

O Melhor Sexo do MundoCristina Mira Santos

Fonte: Fnac

O dia de São Valentim poderá ser também uma época pautada pela intimidade.

Cristina Mira Santos, coacher sexual, desvenda neste livro “os segredos mais bem guardados que vão revolucionar a sua intimidade“. Conselhos e dicas para se passe de um sexo excecional ao que a autora define como sexo gourmet. 

Ainda assim, não é um manual. Não é um “passo a passo” para o “melhor sexo do mundo”, mas sim uma reflexão sobre as tendências amorosas, sexuais e eróticas. No fundo, um pequeno lembrete que com dedicação, paciência, entrega e partilha, as melhores experiências a dois são garantidas.

A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar, Ricardo Araújo Pereira

Fonte: Fnac

Ricardo Araújo Pereira está de volta e se a sua escrita humorística pode parecer um pouco desfasada do conceito de romantismo que a data impele, pode ser o presente ideal para a cara metade.

Gargalhadas inteligentes estão garantidas, ainda que este não seja propriamente um livro de piadas. É, concretamente e como o autor define “uma espécie de manual de escrita humorística“.

Neste quase-ensaio sobre o humor, o autor reflete sobre este tipo de escrita, ao mesmo tempo que oferece uma visão possível sobre aquilo que se configura como sentido de humor.

O livro ideal para todos os amantes das piadas engraçadas mas engenhosas, numa versão um pouco mais séria do autor (mas não muito…).

The Ultimate Travelist, Vários

Fonte: Fnac

Ultimate Travelist é uma compilação dos 500 melhores lugares em todo o planeta. Desde as vistas mais inesquecíveis aos lugares mais inspiradores de sempre.

Os autores, viajantes profissionais, classificaram os lugares, pontuando-os com fotografias de tirar o fôlego que farão a qualquer leitor desejar ver por si os fantásticos destinos.

Uma espécie de “lugares a visitar”, com este livro as viagens a dois serão ainda mais fáceis de planear.

Uma Noite Não São Dias, Mário Zambujal

Fonte: Fnac

Num cenário futurístico, passado em 2044, nesta obra de Mário Zambujal contam-se as histórias dos amores e das paixões dessa época.

Nesta resposta aos avanços tecnológicos e científicos, desenrolam-se as tramas em torno de um mesmo edifício. Culmina numa reflexão sobre o progresso, sobre a forma como este afetará o quotidiano e como as relações se transmutam.

Um livro a não perder, especialmente em tempos de São Valentim.

A Psicologia do AmorIrvin D. Yalom

Fonte: Fnac

Por fim, como última sugestão, eis um fascinante livro do psicoterapeuta Irvin D. Yalom.

Em A Psicologia do Amor, o autor expõe antigos casos seus, histórias de amor enebriantes, frustrações e dilemas. Apresentando a sua perspetiva das situações, entrecruza a relação paciente/terapeuta.

Desta forma, o livro apresenta-se como uma proposta iluminada sobre as dificuldades amorosas e quem sabe seja até um importante manual na resolução das nossas.