Portugal tem dez livros entre os finalistas nomeados para o Gourmand World Cookbook Awards, o concurso que elege os melhores livros, revistas, programas ou blogs de culinária de cada ano. A cerimónia deste ano decorrerá a 27 e 28 de maio, na China, onde se saberá quais os melhores livros de 2016 entre os mais de 200 países candidatos.

Esta iniciativa, que nasceu em 1995 pelas mãos de Edouard Cointreau, elege os melhores na gastronomia em dezenas de categorias, organizadas por autores, editoras, países, lifestyle, temas (peixe, pão, vegetarianas, etc.) e angariação de fundos.

Entre os mais de 25 mil livros de gastronomia que se publicam anualmente, foram dez as nomeações para Portugal, que incluem desde os mais conceituados chefes portugueses, como Justa Nobre ou Henrique Sá Pessoa, aos bloggers Sara Oliveira ou Nelson Cavalheiro.

Já no ano passado o nosso país teve alguns candidatos que este ano estão novamente na corrida para estes que são considerados os óscares da Gastronomia, entre eles Henrique Sá Pessoa, com o seu programa de televisão Na cozinha com Henrique Sá Pessoa e Maria Manuel Valagão, com o livro Algarve Mediterrâneo, este ano nomeado para melhor tradução.

Vê aqui a lista dos candidatos portugueses no Gourmand World Cookbook Awards ou clica aqui para veres os nossos concorrentes internacionais.

Lista de nomeados:

Chefe (mulher): Semear Sabor, Colher Memórias, Justa Nobre, Fátima Moura (Vogais);

Prémio Especial: Northern Portugal, Gabriella Opaz, Sónia Andresson (Oficina do Livro);

Bloggers: Nem acredito que é saudável, Sara Oliveira (Casa das Letras);

Tradução: Mediterranean Algarve, Maria Manuel Valagão (Tinta da China);

Cozinha de viagem: Portuguese Travel Cookbook, Nelson Carvalheiro (APTC);

Família: Quatro Gerações à Mesa, Camomila Limao (Edições Chá das Cinco);

Peixe: Viagem do Salmão, Henrique Sá Pessoa (Casa das Letras);

Pão: Pão das mulheres, Mouette Barboff (Âncora);

Livro de vinhos do ano: Lagoa, Susana Neves (CM Lagoa);

Europa: vinhos: Guia de Vinícolas de Portugal, Flávio Faria (Caminho Palavras).