Estreiam hoje nas salas de cinema portuguesas cinco novos filmes, dos quais o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana Moonlight, a segunda longa-metragem de Barry Jenkins.

Moonlight

Nomeado para oito Oscars e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, Moonlight relata a vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro problemático de Miami. Esta história de identidade e descoberta, cujo argumento foi inspirado na peça In Moonlight Black Boys Look Blue, tem assinatura de Barry Jenkins na realização e conta com um elenco com nomes como Naomie Harris e Mahershala Ali, ambos nomeados para o Oscar de Melhor Atriz Secundária e Melhor Ator Secundário, respetivamente. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Lê também: Moonlight: Podemos Dar o Oscar à Naomie Harris?

Outras Estreias

Elementos Secretos

Com três nomeações para os Oscars e com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe nos papeis principais, esta é história de três brilhantes mulheres afro-americanas que trabalham na NASA e são os cérebros por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do primeiro astronauta norte-americano para a órbita, ao mesmo tempo que lutam contra o preconceito numa época em que ser mulher e negra era ainda um grande entrave ao sucesso. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Fragmentado

Kevin sofre de transtorno dissociativo de identidade. Dentro de si coexistem 23 identidades distintas. Kevin rapta Claire, Marcia e Casey, aprisionando-as num cativeiro onde elas passam a conhecer as diferentes e assustadoras facetas do raptor que podem variar entre a inocência de um rapazinho de nove anos, uma mulher altiva e autoritária ou um homem com tendências obsessivo-compulsivas. Após várias tentativas de fuga frustradas, as raparigas percebem que só entendendo intimamente cada uma das personalidades de Kevin conseguirão escapar. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Lê mais: Fragmentado: o “regresso” atribulado de Shyamalan

Patriots Day – Unidos Por Boston

Baseado em factos reais, este filme ficciona os eventos de 15 de Abril de 2013, quando duas bombas de fabrico artesanal explodiram durante a maratona de Boston nos EUA. Com a realização de Peter Berg e com um elenco onde constam Mark Wahlberg e J. K. Simmons, o filme segue os momentos que se seguiram ao atentado e na subsequente “caça ao homem” que o mesmo despoletou. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Uma Discussão com 50 anos

Realizado por Martin Scorsese e por David Tedeschi, Uma Discussão Com 50 Anos é um documentário sobre a provocante e influente The New York Review of Books, uma publicação quinzenal que teve início em 1963 às mãos de Robert Silvers e Barbara Epstein e que celebrou meio século em 2013. Podes consultar as sessões deste documentário aqui.