É oficial: Denis Villeneuve é o escolhido para realizar uma nova adaptação do épico espacial de Frank Herbert, Dune.

Brian Herbert, filho do autor, tweetou que “… a Legendary Pictures contratou o extremamente talentoso Denis Villeneuve para realizar uma série de filmes baseados em DUNE.”

O realizador canadiano é um dos nomes do momento. Está atualmente no comando de Blade Runner 2049, e recebeu a sua primeira nomeação para o Oscar de Melhor Realizador, pelo seu trabalho em O Primeiro Encontro: ambos filmes de ficção científica.

Lê mais: 25 filmes que não vais querer perder em 2017

Dune é o primeiro volume de uma saga espacial, cujas adaptações ao pequeno e grande ecrã foram sempre vistas como não fazendo jus ao material original. David Lynch adaptou a obra para cinema em 1984 (na imagem de destaque), mas sem grande sucesso. John Harrison fez o mesmo em 2000, para o canal Sci-Fi.

Lendária é ainda a falha do realizador chileno Alejandro Jodorowsky em produzir o filme a uma escala megalómana. Esta adaptação contava com Salvador Dalí, Orson Welles e Mick Jagger no elenco e com uma banda-sonora composta pela banda Pink Floyd. A sua tentativa foi revisitada no premiado documentário de 2013, Jodorowsky’s Dune.

Ainda não existe qualquer informação relativamente ao elenco ou data de lançamento para esta nova tentativa de lançar um dos imaginários mais ricos da ficção científica.