Portugal é um país recheado de eventos nos quais poderás experimentar uma variedade de iniciativas com temas igualmente diversos. Em fevereiro, temos muitas sugestões para preencher o teu mês. Se gastronomia, moda e exposições são a tua onda, aproveita e Faz-te à Vida.

Carnaval de Ovar (4 a 28 de fevereiro)

Sendo fevereiro o mês do Carnaval, nada como referir um dos eventos mais populares da época: o Carnaval de Ovar. O evento já é realizado desde 1952 e trata-se de, segundo o facebook da organização, o “maior acontecimento turístico da região”.

O evento terá início a 4 de fevereiro e, até ao dia 28, haverá vários defiles (de adultos e crianças), assim como vários eventos noturnos (Noite do Dominó, Noite da Farrapada e a Matiné Infantil).

No entanto, visto que o melhor fica sempre para o fim, o melhor dia para ir é no último, no qual decorre o famoso Corso Carnavalesco, um desfile que anualmente dá cor à cidade.

Corrida do Amigo – Pet Festival (5 de fevereiro)

Esta é uma corrida dedicada aos amigos de quatro patas. Dia 5 de fevereiro no Parque das Nações podes juntar-te a outras famílias que também não dispensam a companhia de um cão no seu dia-a-dia e fazer uma corrida ou caminhada.

Integrada no PET Festival, a Corrida do Amigo pretende promover a importância dos animais, através de um percurso de 4 Km, com paragens de descanso. Quem pretender arriscar um pouco mais poderá ainda participar numa corrida de obstáculos, cujos vencedores terão direito a um prémio.

Apelando à solidariedade, os participantes poderão ainda doar alimentos, que serão entregues à Casa doa Animais de Lisboa, ou ainda adotar um novo amigo de quatro patas.  Inscreve-te ou obtém mais informações aqui.

Mega Workshop de Costura Criativa (6 de fevereiro)

No dia 6 de fevereiro, das 10h às 15h, a Companhia das Agulhas abre-se a quem já sabe costurar com máquina para aprenderem a fazer uma de sete peças distintas (Mala Beverly, Mala Carol, Mochila, Bolsa de Costura, Poppins Bag, Gym Bag e Necessaire rolinho).

O preço por participação depende da peça mas encontra-se entre os 45 e os 65 euros. Para mais informações basta teres atenção à página do evento.

O Vestuário e a Moda na Idade Média (9 de fevereiro)

Diz-se que o saber não ocupa lugar. Por isso, no próximo dia 9 de fevereiro, não tens desculpas. Pelas 18h00, no Museu Arqueológico do Carmo, a Associação dos Arqueólogos Portugueses tem preparada uma conferência sobre O Vestuário e a Moda na Idade Média.

A entrada é gratuita e o orador é Paulo Morais Alexandre. Mestre em História de Arte, é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, mas tem um vasto conhecimento sobre moda, tendo já lançado várias obras sobre o tema.

O Chocolate em Lisboa (9 a 12 de fevereiro)

A quarta edição d’O Chocolate em Lisboa está de volta entre 9 e 12 de fevereiro. O evento conta com mais de 80 expositores e dezenas de novidades: workshops, chococooking e a presença das máquinas Bean To Bar.

No dia 11, sábado, terão lugar seis workshops: Há Fibra e Chocolate, O Chocolate dá saúde, Chocolate para Pais e Filhos, Harmonização de Vinhos e Bombons e Neste dia de São Valentim, ofereça um presente… que se despe!”.

O valor dos bilhetes é de 3 euros. Mais informações disponíveis aqui.

Unlimited Future 2017 (16 de fevereiro)

Se não sabes o que queres fazer depois da licenciatura mas queres dar o próximo passo na tua formação académica, esta é a tua feira de mestrados e doutoramentos. A começar num final de tarde, vai depois pela noite dentro num ambiente descontraído em que poderás beber um copo e ouvir música enquanto conversas com especialistas de cada faculdade.

A entrada é livre. Podes estar atento a todas as informações através da página do evento.

Essência do Vinho – Porto (23 e 26 de fevereiro)

Será no Palácio da Bolsa, no Porto, que se realizará uma das mais importantes e maiores mostras de vinho do país. A decorrer entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a 14.ª edição da Essência do Vinho irá contar com mais de três mil referências, vindas de 350 produtores nacionais e internacionais.

Apesar de o programa ainda não ter sido disponibilizado, já é certo que esta edição da Essência do Vinho irá conter provas comentadas que serão conduzidas por especialistas na área, harmonizações enogastronómicas e sessões informais para ajudar a compreender melhor a linguagem do vinho.

Além disso terá aqui lugar o Top 10 Vinhos Portugueses, uma das mais importantes provas anuais de vinhos nacionais. Esta atividade reunirá uma seleção de vinhos já previamente pontuados pela revista WINE – A Essência do Vinho, que serão depois avaliados por um júri internacional, constituído por críticos de vinhos, jornalistas e sommeliers que irão eleger o melhor vinho branco, o melhor vinho tinto e o melhor vinho fortificado.

Neste momento, é apenas possível comprar bilhetes online no website oficial do evento. O preço para um dia é de 20 euros e inclui um copo de provas Riedel. Durante os dias do evento, a compra só poderá ser feita no local, e terá o custo de 25 euros.

Artigo escrito por Carolina Branco, Inês de Freitas, Raquel Dias da Silva, Sara Sampaio, Serenela Moreira e Tiago Costa.