O sorteio que decidiu o alinhamento dos participantes nas duas semifinais do Festival Eurovisão da Canção decorreu na manhã desta terça-feira. Portugal irá competir na primeira semifinal do certame, que está marcada para 9 de maio.

O sorteio começou por decidir a posição dos países pré-qualificados, o grupo conhecido como “Big Five”, que reúne aqueles países que são os maiores contribuintes da União Europeia de Radiodifusão. Os envelopes foram lidos por Jamala, vencedora da edição do ano passado, e Ruslana, que ganhou o concurso em 2004.

Do conjunto de países com passagem direta para a final, Itália, Espanha e Reino Unido ficaram colocados na primeira semifinal. Alemanha e França irão apresentar-se na segunda semifinal, a 11 de maio. O sorteio revelou também a colocação do país anfitrião, e a Ucrânia juntar-se-á aos dois últimos na segunda metade do festival.

Os resultados: os países concorrentes distribuídos pelas semifinais. Dividem-se entre a primeira (azul) e segunda metade (vermelho) de cada transmissão.

Como em anos anteriores, o alinhamento exato das atuações será determinado pela produção do espetáculo. De cada semifinal, dez países continuarão para a grande final, a 13 de maio, e juntar-se-ão aos países com pré-qualificação. No total, serão 26 países que terão representação na final.

Uma celebração da diversidade

Na segunda-feira foi revelado o tema e a identidade gráfica do concurso que terá Kiev como epicentro. Celebrate Diversity é o slogan do Festival Eurovisão da Canção 2017 e o logótipo incorpora um colar de contas tradicional ucraniano.

Jon Ola Sand, supervisor executivo da Eurovisão, falou sobre a mensagem: “A ideia de celebrar a diversidade tem como base o tema do ano passado [‘Come Together’] e está no coração dos valores da Eurovisão.

Sobre a nova imagem, acrescentou: “Incorporar este belo e significativo logo baseado num amuleto tradicional oferece uma consciência da história e herança, mas também uma estética moderna.” “A produção tem sido alimentada por estes temas, e antecipamos aquele que será, com certeza, um evento fantástico em maio”, concluiu.

Eurovisão

O desenho do palco da 62.ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Lembra: 43 países confirmados na Eurovisão 2017

Também nesta terça-feira, foi apresentada a primeira imagem do desenho do palco do festival, que irá receber 43 países em competição. O design tem assinatura de Florian Wieder, que no seu portefólio inclui três palcos da Eurovisão e também projetos como The X-Factor e os Video Music Awards, da MTV.