És fã de Harry Potter e estás sem ideias de novas leituras? Bem sabemos que com os mais recentes lançamentos da J.K. Rowling e os novos livros e filmes a caminho, há muito que esperar do nosso mundo da feitiçaria. Até lá, e caso queiras explorar outras histórias com a mesma aura mágica, mas com novos universos e personagens, eis as nossas cinco sugestões.

Neverwhere – Na Terra do Nada (Neil Gaiman)

Se o que te cativou em Harry Potter foi o mundo mágico que se escondia em coexistência com a nossa realidade, então provavelmente gostarás de Neverwhere, um dos marcos do género de fantasia urbana: Richard Mayhew é um rapaz normal, cuja vida muda quando ajuda Door, uma rapariga que encontra a sangrar numa rua em Londres. Através dela, descobre que Londres está afinal dividida em duas – Londres-de-Cima e Londres-de-Baixo – e entrará neste novo mundo que poucos sabem existir.

Shadowshaper (Daniel José Older)

E ainda na fantasia urbana, Shadowshaper é a história de Sierra Santiago, uma rapariga que apenas queria passar o seu verão a fazer arte e a estar com os amigos, mas os seus planos são interrompidos quando um cadáver aparece na primeira festa a que vai. Depois de uma série de acontecimentos estranhos, e através de Robbie, um artista misterioso, descobre o shadowshaping – um tipo de magia que imbui arte com espíritos ancestrais. Mas quando os shadowshapers começam a ser mortos um por um, e o assassino acredita que Sierra esconde o maior dos segredos da magia, esta tem de desvendar a história da sua família de forma a salvar o futuro dos shadowshapers.

Six of Crows (Leight Bardugo)

Uma sociedade onde a magia e os seus utilizadores são um estigma são o pano de fundo desta trilogia centrada em Kaz Brekker, um criminoso em Ketterdam – a cidade onde tudo se consegue por um preço – e o heist que leva a cabo com o seu grupo de seis outcasts. Seis criminosos, cada um com a sua história turbulenta e os seus interesses pessoais em jogo, terão de aprender a trabalhar em conjunto para levar a cabo a missão e sobreviver neste mundo distópico.

Inkheart – Coração de Tinta (Cornelia Funke)

Meggie, uma menina de 12 anos, descobre que o pai, Mo, um restaurador de livros, consegue trazer personagens fictícios para o mundo real se ler as histórias em voz alta. Uma noite, enquanto liam um livro, Mo acidentalmente traz três vilões para o mundo real e, em troca, o livro prende nele a mãe de Meggie – desde então, tem de impedir que Capricórnio, um dos vilões que libertou, o encontre.

Crónicas do Abismo: Para Além dos Bosques Profundos (Paul Stewart e Chris Riddell)

E para os fãs de Harry Potter que estão mais interessados nesta nova vaga de monstros fantásticos, as Crónicas do Abismo inserem-nos num universo repleto delas. Twig, uma criança abandonada à nascença e criada por trolls, faz o impensável: afasta-se do Trilho e embarca numa aventura onde enfrentará as mais temíveis criaturas dos Bosques Profundos, impelido por apenas um desejo: saber quem realmente é, e qual o seu destino.