A partir de dia 15 de fevereiro, a temática de Género e Identidade será abordada num novo ciclo de cinema que se irá realizar no Espaço Nimas, em Lisboa. Por detrás desta iniciativa encontram-se a Leopardo Filmes, a Medeia Filmes e o Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA.

O cinema sempre foi usado para desafiar, e até transgredir, os padrões sociais, e é exatamente esta a característica que será celebrada nesta iniciativa. Este ciclo de cinema divide-se em quatro temas, com três sessões cada, sendo eles (Re)definições do Feminino, Subjugação e Violência, Women Power Queer & Transgénero.

A primeira obra a ser passada será A Academia das Musas (2015) de José Luis Guerín. O resto das sessões incluem obras de realizadores de vários cantos do mundo, como Josef von Sternberg, Jafar Panahi, Pedro Almodóvar e Wong Kar-Wai. O final de cada sessão contará ainda com uma discussão com investigadores e críticos de cinema.

Lê também: A Academia das Musas: um professor e o seu labirinto

As sessões serão quinzenais e passadas sempre à quarta-feira, a partir das 19h00. A programação completa pode ser visualizada abaixo: