Sabemos que uma das tuas promessas para 2017 foi que irias ler mais, e tens uma extensa lista de livros que gostavas de terminar mas as ocupações do dia-a-dia parecem tornar essa promessa impossível de realizar. A única forma de alcançar o objetivo de leitura é alterar hábitos e, claro, organizar o tempo. Por isso, o Espalha-Factos apresenta-te cinco formas para passares mais tempo com o livro que tanto queres ler.

Imagina a leitura como uma atividade de lazer que simplesmente não podes ignorar, e entende as cinco dicas que te apresentamos numa forma de reaproveitares o teu tempo. Afinal, não tens definitivamente tempo a perder.

Aproveita o tempo livre

Foto: Visualhunt

No fim do dia analisa tudo o que realizaste. Muitas vezes é ao olharmos para trás que percebemos que a cada hora perdemos imenso tempo que podia ter sido aproveitado. É provável que estejas a gastar tempo com algo pouco produtivo quando podias estar a ler. Podes ter um momento de leitura cada vez que fazes o teu percurso de autocarro ou metro para a escola, ou cada vez que chegas à cama e te preparas para dormir. Aos poucos estes momentos tornam-se hábitos e já os incluis naturalmente no teu dia.

Cria um espaço de leitura ao teu gosto

Foto: Visualhunt

Os psicólogos incentivam a utilização de diferentes espaços para cada parte do dia. Para trabalho? Um espaço de trabalho dedicado a isso. Para uma boa noite de sono? Então a cama deve ser utilizada apenas para esse efeito, e não para terminar tarefas de trabalho que tenham ficado pendentes. Então porque não ter um espaço para a leitura? Investir numa cadeira confortável e sentar-se nela apenas para ler. Essa cadeira vai acabar por se tornar na chamada de atenção para o momento de leitura obrigatório.

Torna-te mais organizado

Foto: Visualhunt

Combina com um amigo ler determinado livro durante a semana e programem um café durante o fim-de-semana para o discutir. Ou então faz um plano com o teu parceiro/a para ler uma hora antes de dormir. Se tratares a leitura como qualquer outro objetivo de bem-estar, é provável que o consigas cumprir.

Faz o download de uma aplicação que acompanhe a leitura

Foto: Visualhunt

Apps como a Goodreads são ótimos para acompanhar o progresso de leitura durante uma semana, mês ou ano. Mas há ainda mais programas em profundidade, como a Bookout, que permitem que tenhas acesso às minúcias do dia de leitura. Com estas aplicações podes acompanhar a leitura em tempo real com sessões diárias e toneladas de estatísticas como o tempo total de leitura, total de páginas lidas e velocidade de leitura.

Leva-te a um Bookdate

Foto: Visualhunt

Faz da leitura um acto emocionante, como se de um passeio se tratasse. Veste-te a rigor e dirige-te a uma cafetaria ou livraria favorita com o propósito de não fazer nada além de ler. Estar num ambiente de leitura profunda irá inspirar-te e terás uma experiência apaixonante. Além disso, ainda tens o bónus adicional de bolos, cafés e pilhas de livros à mão e que podes levar para casa.