A notícia chegou de madrugada e representou mais uma grande perda para o mundo do cinema. O ator britânico John Hurt morreu aos 77 anos, vítima de cancro. Dos mais novos aos mais velhos, o fascínio por John Hurt era transversal.

O conhecido Ollivander, da saga Harry Potter, foi um dos papéis mais conhecidos do veterano. Mas não só.

Harry Potter GIF - Find & Share on GIPHY

Nasceu a 22 de janeiro em Derbyshire, e no seu legado ficam filmes como O Espião que Sabia Demais, Alien – O Oitavo Passageiro, O Homem Elefante e O Expresso da Meia-Noite, valendo-lhe estes dois últimos duas nomeações para os Oscars.

Em Portugal, foi no Fantasporto de 1985 que ganhou o prémio de melhor ator pela atuação em 1984, filme baseado no romance de George Orwell.

Dos seus trabalhos recentes em televisão destacam-se as personagens The Doctor. em Doctor Who, e The Dragon, em Merlin.

Um dos seus últimos papéis foi em The Good Night, filmado sobretudo no Algarve, onde desempenhou um velho argumentista, doente, em fase terminal, com duas únicas preocupações: reconciliar-se com o filho e garantir que não sobrecarrega a mulher.

The Good Night está ainda por estrear, assim como mais dois filmes que estão em pós-produção: My Name Is Lenny, de Ron Scalpello, e Damascus Cover, de Daniel Zelik Berk. O ator entrou ainda em Jackie, de Pablo Larraín, que chega a Portugal a 9 de fevereiro.