Filha da Lei é a nova série original da RTP1 e mais uma aposta da estação na ficção nacional. A série de investigação criminal é protagonizada por Anabela Moreira e Ivo Canelas e estreia a 24 de janeiro, às 22h05.

Moreira é Isabel Garcia, Inspetora-Chefe na Polícia Judiciária. É uma personagem fria e viciada no trabalho: que prioriza a carreira, colocando-a à frente da sua vida pessoal. O empenho no emprego fragiliza as relações que mantém com a filha, Sara (Alba Baptista), e com Jaime, o seu ex-marido.

Isabel confronta-se com o maior desafio da sua carreira quando é designada para comandar a investigação daquele que será o mais importante caso policial em Portugal nos últimos 20 anos: a busca do assassino em série conhecido como O Estrangulador do Lenço.

Ivo Canelas dá vida ao implacável jornalista Jaime Garcia. Jaime é o Editor-Chefe do Jornal Nacional, onde expõe, contra a vontade da PJ, os casos policiais mais problemáticos. A sua irreverência fá-lo ser convidado para apresentar o programa Justiceiro, que moverá audiências e pedirá ao público colaboração na procura dos criminosos.

A produção da Stopline Films foi filmada entre outubro e dezembro de 2016, e terá vinte episódios. Nas cadeiras de realizadores sentaram-se Sérgio Graciano e Yuri Alves e a produção ficou a cargo de Nuno NoivoLeonel Vieira. Do elenco farão igualmente parte Vítor Norte e Tomás Alves, que interpretam inspetores integrantes na brigada chefiada por Garcia.

O autor, Pedro Varela, escreveu no passado domingo uma publicação no Facebook onde lembrou como tudo começou e agradeceu o esforço de toda a equipa. “Há pouco mais de um ano aceitei o desafio de criar uma série original para a RTP1”, começou. “Tive um filho, mudei de casa e pouco depois nasceram as personagens.

Referiu que a protagonista é “uma mãe que trabalha demais”, que Jaime é “um pai cheio de si mesmo” e que a filha apenas tenta descobrir o seu papel no meio da família disfuncional. Os agradecimentos foram dirigidos ao elenco, pelo empenho e pela confiança, e o obrigado foi estendido à RTP e à Stopline “pela coragem e pela aposta” e “por acreditarem que é possível filmar “à cinema” para televisão.

Filha da Lei irá para o ar às terças-feiras, às 22h05, após a emissão do concurso The Big Picture.