No seu discurso de tomada de posse enquanto presidente dos Estados Unidos, Donald Trump citou, propositadamente ou não, Bane, o vilão de o Cavaleiro das Trevas Renasce.

No filme de Christopher Nolan, Bane (desempenhado por Tom Hardy) faz um discurso de tomada de posse em que afirma:

“Nós tomámos Gotham dos corruptos! Dos ricos! Dos opressores de gerações que vos impediram de subir, e agora iremos devolve-la a vós: o povo!”

Palavras que soaram extremamente idênticas às que o 45.º presidente dos EUA proferiu no passado dia 20 de janeiro, e que não deixaram a comunidade internauta indiferente.

“Hoje nós não estamos meramente a transferir o poder de uma administração para outra ou de um partido para outro. Nós estamos a transferir o poder de Washington D.C. e devolvê-lo a vós: o povo!”

O discurso do recém-empossado Presidente tem outros paralelismos com os do vilão. Também Trump atacou os alegados corruptos, apontando o dedo à classe política. De acordo com o novo líder dos Estados Unidos, os políticos não pararam de enriquecer perante o avanço do povo para a miséria.

Washington prosperou, mas o povo não partilhou dessa riqueza. Os políticos prosperaram, mas os empregos partiram e as fábricas foram fechadas“, atirou o político.