O terceiro canal da estação pública, agora em sinal aberto, vai acompanhar a par e passo todos os acontecimentos da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Num dia que contará com vários blocos informativos e edições especiais, a partir das 15h00 a RTP3 destaca vários comentadores para analisar a entrada em funções do 45.º líder do país norte-americano.

Em foco, a entronização de um político que, eleito numa das mais disputadas eleições de sempre e envolto em polémicas desde o início da sua campanha, toma posse com os mais baixos índices de popularidade dos últimos 40 anos.

Em emissões intituladas EUA: O Novo Presidente, António Vitorino, Augusto Santos Silva, Tiago Moreira de Sá, Mónica Ferro, Pedro Magalhães, Ana Santos Pinto, Lívia Franco, Carlos Gaspar, Bernardo Pires de Lima, Carneiro Jacinto, Vitor Gonçalves, Filipe Vasconcelos Romão e Pedro Adão e Silva são alguns dos comentadores que passarão pelos estúdios do canal estatal para prognosticar os próximos passos de Trump.

ana lourenço

Os programas do dia terão apresentação dos pivôs António Esteves, Estela Machado, Ana Lourenço e Márcia Rodrigues, correspondente da RTP nos Estados Unidos. A partir das 23h00 estará também no ar um debate especialmente dedicado ao tema, conduzido por Ricardo Alexandre, editor de Internacional da RTP.

A RTP3 pode ser vista em todo o país, no canal 6 da TDT e nos vários operadores de televisão por cabo.