A designer portuguesa, Susana Bettencourt, foi uma das vencedoras do prémio OPENMYMED. O galardão francês, atribuído pela Maison Méditerranéenne dês Métiers de la Mode (MMMM), distingue anualmente os novos criadores pela sua inovação e criatividade.

A primeira etapa do prémio OPENMYMED passa pela pré-seleção de 40 designers, na qual constava também o nome de Luís Carvalho. Foram anunciados, ontem, no site da MMMM, os 20 vencedores. A edição deste ano, a 27.ª, recebeu candidaturas de 156 criadores oriundos de 19 países.

Uma experiência que começou nos Açores

A portuguesa, Susana Bettencourt, é natural da capital portuguesa. Grande parte da adolescência da designer foi, no entanto, passada nos Açores. Durante 10 anos, viveu em Londres onde se licenciou na escola de artes Central Saint Martins e concluiu o mestrado na London College of Fashion.

Foi, exatamente, na sua experiência no arquipélago açoriano que a lisboeta aprendeu técnicas de arte, como a renda de bilros, o croché, a malha de tricô, a escama de peixe e o bordado de ouro, que mais tarde aplicou nas suas peças.

As coleções de Susana Bettencourt tem captado a atenção de celebridades mediáticas como Rita Ora, Alexandra Burke e Lady Gaga.

“A Lady Gaga apareceu na minha coleção de mestrado, tinha acabado de sair da faculdade, fui destacada para apresentar no Victoria and Albert Museum e foi lá que a equipa dela viu o desfile e quis tirar algumas peças. Foram emprestadas peças e depois ela quis algumas exclusivas que desenhei e desenvolvi só para ela. Foi a minha primeira compradora” frisou a criadora em comunicado à agência Lusa no ano de 2015.