Linux não é um sistema operativo que te obriga a utilizar a linha de comandos, como muitas vezes é caracterizado. Aliás, nem sequer é um sistema operativo, mas sim um kernel. Se juntarmos aplicações ao kernel, temos uma distribuição.

Se estes conceitos te são estranhos, não te preocupes. Eles são mais simples de perceber do que parecem.

Kernel

O kernel é o “cérebro” do sistema operativo. Se fizeres o paralelismo com o corpo humano, o kernel é o cérebro e o sistema nervoso, e é usado para controlar todo o resto. No caso dos computadores, serve para controlar o hardware e gerir os recursos do equipamento.

Distribuição

Uma distribuição é a junção do kernel e restantes aplicações para criar um sistema operativo. No caso de Linux, existem imensas distribuições para todos os gostos, feitios e utilizações: desktop, servidores, media centers, etc.

Três distribuições de Linux para iniciantes

Ubuntu

Esta é uma das distribuição mais populares do mundo Linux. A versão para desktop vem com browser, aplicações de produtividade, leitores multimédia e cliente de e-mail pré-instalados. Os repositórios (funcionam de forma semelhante às app stores do Android e iOS) contêm muito mais software para instalares.

Elementary

Baseada em Ubuntu, esta distribuição apresenta uma estética idêntica à do macOS. Tal como a distribuição em que é baseada, os repositórios têm imensas aplicações que podes instalar.

openSUSE

Esta distribuição utiliza uma ferramenta, chamada Yast2, que te permite configurar quase todos os aspetos do sistema operativo através de um interface gráfico. Também tem uma boa seleção de aplicações nos repositórios.

Como testar

Qualquer uma destas distribuições pode ser executada através de um DVD ou pen USB. Desta forma, podes testá-las sem alterar os dados do teu computador.

Se pretenderes instalar alguma delas, o instalador dá-te a opção de manteres o teu sistema operativo atual, lado a lado com a distribuição que escolheres. Isto é chamado de dual boot – quando ligas o computador, escolhes o sistema operativo que queres iniciar.