A Trivago elabora, anualmente, uma lista das cem cidades mundiais mais bem reputadas. Em 2017 foram três as cidades portuguesas a figurar no extenso ranking. São elas: Funchal, Lisboa e Porto. A avaliação é feita com base em mais de 200 milhões de avaliações de hotéis.

O Funchal surge na 26.ª posição sendo, assim, a cidade portuguesa mais bem classificada. A Capital da Região Autónoma da Madeira alcançou 84,11 pontos em 100 possíveis.

O Porto e Lisboa surgem em 46.º e 48.º lugar, com 83,27 e 83,16 pontos, respetivamente. Ficaram fora desta extensa lista, cidades conceituadas como são Londres, Paris ou Barcelona.

O primeiro lugar foi conquistado, pelo segundo ano consecutivo, pela cidade de Göreme na Turquia. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Matera em Itália e Rust na Alemanha.

Göreme, que obteve 86,82 pontos, é célebre pelas suas formações rochosas e as bucólicas viagens de balão de ar quente. Com 86,72, Matera é um verdadeiro tesouro do Sul da Itália. Para finalizar o trio principal, com 86,47, está Rust com o seu parque temático Europa Park.

Fazem, ainda, parte do Top 10: Lijiang, China; Belgrado, Sérvia; San Gimignano, Itália; Zagreb, Croácia; Killarney, Irlanda; Kaliningrado, Rússia; Gramado, Brasil.

Sobre este ranking

O Ranking de Reputação da Trivago reúne os destinos mundiais com melhor reputação hoteleira, tendo por base mais de 200 milhões de avaliações de hotéis feitas por viajantes de todo o mundo. As opiniões deixadas pelos utilizadores, nos últimos 12 meses, foram depois compiladas e por fim foi calculada a média das avaliações para cada destino, numa escala de 0 a 100, que ditou a classificação final.