Cristiano Ronaldo foi a figura presente nos anúncios mais vistos e partilhados do YouTube durante o ano passado em Portugal.

O atleta português, que recentemente foi novamente distinguido com o prémio de melhor futebolista do mundo pela FIFA, foi o protagonista da campanha publicitária de Natal da MEO, Só MEO em casa: a mais vista na plataforma de vídeos durante o ano passado no nosso país.

A nível europeu, CR7 já havia participado num dos anúncios mais marcantes do ano. A campanha da Nike, que contou com outros jogadores de renome, como o inglês Harry Kane ou o francês Anthony Martial, já tem quase 60 milhões de visualizações no YouTube e foi mesmo a mais vista pela população do “Velho Continente” durante 2016.

Os dados foram recolhidos pelo próprio YouTube e têm em conta não só o número de visualizações de um vídeo, como também o tempo que o utilizador dedica ao anúncio e a percentagem das visualizações orgânicas face às visualizações pelas quais o anunciante paga.

Listamos os dez vídeos publicitários mais vistos e partilhados no YouTube em Portugal durante 2016:

  1. Só MEO em Casa
  2. Nike Football Presents: The Switch ft. Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Anthony Martial & More
  3. Momondo – The DNA Journey
  4. Monster Energy – #Doonies2 [Official 4K]
  5. The Unexpected John Cena Prank | Hidden Camera
  6. Farfetch – Touch the Impossible
  7. iPhone 7 Trailer 2016
  8. Unique but United
  9. Apple – Introducing iPhone 7
  10. Introducing Microsoft Surface Studio

E de seguida, as campanhas de publicidade com maior sucesso a nível europeu, também no YouTube:

  1. Nike Football Presents: The Switch ft. Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Anthony Martial & More
  2. John Lewis Christmas Advert 2016 – #BusterTheBoxer
  3. Sainsbury’s OFFICIAL Christmas advert 2016 -The Greatest Gift
  4. #Zeitschenken – EDEKA Weihnachtswerbung
  5. Avicii vs. Conrad Sewell – Taste The Feeling
  6. CORNETTO LOVE STORY: VORREI MA NON POSTO
  7. Netto-Katzen
  8. Czego szukasz w Święta? | English for beginners
  9. M&S 2016 Christmas Ad: Christmas with love from Mrs Claus
  10. Momondo – The DNA Journey

YouTube, um novo mundo para a publicidade

Os elevados números de visualizações e partilhas gerados por vídeos de natureza publicitária no YouTube dão conta do enorme contributo que a plataforma tem vindo a oferecer às empresas que a escolhem para divulgar os seus produtos ou serviços.

Bem ciente da importância do YouTube neste segmento está Frederico Costa, que revelou que “todos os anos, temos vindo a assistir ao facto de os marketeers explorarem os limites da publicidade em vídeo, quer sejam anúncios de curta ou de longa duração”.

O Head of Agencies da Google Portugal salientou ainda a importância de as marcas adaptarem as suas formas de publicidade ao formato mobile, uma vez que “60% das visualizações no YouTube na Europa são provenientes de dispositivos móveis”, um número que não pode, de todo, ser ignorado pelos responsáveis pelo marketing das empresas.