O Festival de Curtas-Metragens de Sintra – ou, como é mais conhecido, Festival Córtex – anunciou ontem a sua programação para a edição de 2017. O Córtex é o único festival da área de Lisboa que se foca apenas ao formato de curtas e realiza-se entre os dias 16 e 19 de fevereiro no Centro Cultural Olga Cadaval.

O Festival Córtex pretende mostrar ao público os primeiros projectos da realizadora Jane Campion que, em 1994, venceu o Oscar de Melhor Argumento pelo seu trabalho no filme O Piano. Assim, a Sessão de Abertura do Festival de Curtas-Metragens de Sintra irá consistir na exibição de quatro das curtas da cineasta neozelandesa de 62 anos: An Exercise in Discipline – Peel, Passionless Moments, A Girl’s Own Story e After Hours.

Tal como nas suas anteriores edições, o Córtex volta a apresentar duas secções competitivas: a primeira dedicada a curta-metragens nacionais e a segunda a curtas-metragens internacionais. A Competição Nacional conta com 16 pequenas películas, das quais o destaque vai para Balada de um Batráquio, de Leonor Teles e A Torre, da realizadora Salomé Lamas. No que toca à Competição Internacional – que leva a Sintra 16 curtas-metragens de 12 países diferentes – destacamos as fitas Adaptação, realizada pelo polaco Bartosz Kruhlik, e Limbo, da realizadora grega Konstatina Kotzamani.

Mas, para além destas duas competições, o Festival Córtex possui ainda outras duas secções de cariz não competitivo: a secção Hemisfério e a secção Mini-Córtex. A secção Hemisfério tem como premissa a mostra de filmes centrados nas diferenças culturais e de realidades existentes no mundo. Este ano, a instituição convidada a fazer a programação desta secção foi a London Short Film Festival, que vai levar ao Olga Cadaval os seis filmes britânicos que foram este ano nomeados para a competição de Best British Short Films. Já a secção Mini-Córtex é dedicada ao público infantil, consistindo a sua programação apenas em curtas-metragens para crianças.

O Festival Córtex conta ainda com uma sessão especial em que serão projectados filmes de 35 mm, uma programação paralela dedicada à música e um workshop para pais e filhos dirigido pelo director artístico do Lisbon Animated Film Festival. Para saberes mais sobre este Festival de Curtas-Metragens de Sintra podes consultar o seu site oficial aqui.

Imagens retiradas do site oficial do festival.