Untitled-1

Tudo o que precisas de saber sobre o Festival Córtex

O Festival de Curtas-Metragens de Sintra – ou, como é mais conhecido, Festival Córtex – anunciou ontem a sua programação para a edição de 2017. O Córtex é o único festival da área de Lisboa que se foca apenas ao formato de curtas e realiza-se entre os dias 16 e 19 de fevereiro no Centro Cultural Olga Cadaval.

O Festival Córtex pretende mostrar ao público os primeiros projectos da realizadora Jane Campion que, em 1994, venceu o Oscar de Melhor Argumento pelo seu trabalho no filme O Piano. Assim, a Sessão de Abertura do Festival de Curtas-Metragens de Sintra irá consistir na exibição de quatro das curtas da cineasta neozelandesa de 62 anos: An Exercise in Discipline – Peel, Passionless Moments, A Girl’s Own Story e After Hours.

Tal como nas suas anteriores edições, o Córtex volta a apresentar duas secções competitivas: a primeira dedicada a curta-metragens nacionais e a segunda a curtas-metragens internacionais. A Competição Nacional conta com 16 pequenas películas, das quais o destaque vai para Balada de um Batráquio, de Leonor Teles e A Torre, da realizadora Salomé Lamas. No que toca à Competição Internacional – que leva a Sintra 16 curtas-metragens de 12 países diferentes – destacamos as fitas Adaptação, realizada pelo polaco Bartosz Kruhlik, e Limbo, da realizadora grega Konstatina Kotzamani.

Mas, para além destas duas competições, o Festival Córtex possui ainda outras duas secções de cariz não competitivo: a secção Hemisfério e a secção Mini-Córtex. A secção Hemisfério tem como premissa a mostra de filmes centrados nas diferenças culturais e de realidades existentes no mundo. Este ano, a instituição convidada a fazer a programação desta secção foi a London Short Film Festival, que vai levar ao Olga Cadaval os seis filmes britânicos que foram este ano nomeados para a competição de Best British Short Films. Já a secção Mini-Córtex é dedicada ao público infantil, consistindo a sua programação apenas em curtas-metragens para crianças.

O Festival Córtex conta ainda com uma sessão especial em que serão projectados filmes de 35 mm, uma programação paralela dedicada à música e um workshop para pais e filhos dirigido pelo director artístico do Lisbon Animated Film Festival. Para saberes mais sobre este Festival de Curtas-Metragens de Sintra podes consultar o seu site oficial aqui.

Imagens retiradas do site oficial do festival.
Mais Artigos
coronavirus, hungria, parlamento hungaro, hungary, fidesz, viktor orbán
“Democracia em quarentena”. Governo da Hungria com plenos poderes durante surto de Covid-19