Foi em Tóquio, no Japão, que decorreu a apresentação da nova consola da Nintendo, a Nintendo Switch. Durante a sessão, realizada na madrugada de quinta para sexta-feira, a companhia nipónica revelou que a sua nova consola será lançada globalmente no dia 3 de março de 2017.

Desvendada em outubro do ano passado, depois de alguns meses sob a denominação Nintendo NX, a Nintendo Switch terá um custo base de 299 dólares, 279 libras em território britânico. Embora não tenha sido feita qualquer referência ao preço da consola nos países da Zona Euro, rapidamente começaram a surgir informações na imprensa internacional a apontar para os 329 euros.

Entretanto, a cadeia de lojas FNAC já permite a pré-venda da consola em Portugal, e pelos mesmos 329 euros, ainda que esse preço esteja indicado como sendo resultado de uma promoção;  o suposto custo da Nintendo Switch aparece fixado nos 349 euros.

Quando a nova “máquina” da Nintendo chegar às prateleiras, o leque de jogos disponíveis não será muito vasto, mas contará com um nome de peso, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um exclusivo da marca japonesa. 1-2 Switch, Super Bomberman R e Snipperclips serão os outros títulos disponíveis juntamente com o mais recente hardware da Nintendo. I Am Setsuna, Has Been Heroes, Just Dance 2017 e Rayman Legends serão lançados pouco depois.

O pequeno ecrã da Nintendo Switch, que pode ser levado para qualquer lado.

Nos meses seguintes a consola será fornecida com uma maior variedade de jogos. O icónico Super Mario e a restante trupe estarão, naturalmente, de volta, agora nos títulos Super Mario Odyssey e Mario Kart 8 Deluxe. Dragon Ball Xenoverse 2, Dragon Quest Heroes, Sonic Mania, Xenoblade Chronicles 2 ou FIFA 18, entre outros, também já foram confirmados, assim como um novo RPG da Square Enix, a produtora da saga Final Fantasy, intitulado Project Octopath Traveler.

A Nintendo Switch é uma consola que pretende revolucionar a forma como os jogadores interagem com os videojogos, como tem sido apanágio da conceituada produtora japonesa desde a sua fundação, no longínquo ano de 1889.

A sua principal inovação está na possibilidade de ser utilizada tanto em casa, ligada a um televisor, como em qualquer outro lugar, graças ao seu ecrã de menores dimensões – 6.2 polegadas – e ao qual podem ser conectados os pads para se jogar no seu modo portátil.