A Livraria Lello, no Porto, festeja amanhã (13) os seus 111 anos e promete a oferta de livros, a atuação de Capicua e muitas novidades para 2017.

A livraria mais famosa do país, localizada junto à Igreja dos Clérigos, no Porto, abre amanhã as suas portas de forma gratuita. Aos primeiros 111 visitantes será oferecido um exemplar do livro infantil Na livraria mais bonita do mundo, uma edição da própria Livraria Lello.

Apesar de abrir por volta das 10h00, a animação musical chega somente às 11h00. A rapper portuense Capicua apresenta o seu livro/disco Mão Verde, oferecendo depois ao público uma breve atuação.

Logo de seguida, pelas 11h30, a primeira novidade. Será inaugurada a primeira montra temática de 2017 com vestidos inspirados na azulejaria e na porcelana portuguesas. Este é um trabalho da marca portuguesa Storytailors, em exposição até 28 de fevereiro.

Um trio de jazz, composto por Carlos Azevedo (Piano), João Paulo Rosado (Contrabaixo) e José Pedro Marrucho (Bateria)faz também parte das animações de amanhã.

Uma vasta programação agendada para 2017

Um dos destaques da programação para este novo ano é o lançamento de um projeto que visa a venda e entrega de livros em qualquer país do mundo, sem custo adicional.

Outro dos eventos é a realização de um jantar em homenagem ao pintor Salvador Dali e ao livro da sua autoria intitulado Les dîners de Gala (1973). A acontecer entre maio e junho, nesse jantar vários cozinheiros de prestígio reinterpretarão algumas das 136 receitas gastronómicas que constam na obra.

Sem esquecer o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, a Lello organiza o Encontro das Livrarias Mais Bonitas do Mundo. Marcarão presença os representantes das livarias Atlantis Books (Santorini, Grécia), Librerie Acqua Alta (Veneza, Itália), Daunt Bookshop (Londres, Reino Unido) ou The Last Bookstore (Los Angeles, EUA).

A reunião terá lugar no Porto para discutir assuntos de interesse comum, nomeadamente a criação de um passaporte de todas as livrarias e um programa de intercâmbio de livreiros.

Ao longo de todo o ano, a Lello vai assinalar alguns dias nacionais e homenagear as nacionalidades dos visitantes que receberam nos últimos tempos. No dia 11 de fevereiro começa ao assinalar o dia da fundação nacional do Japão, e a 21 de abril o Reino Unido com o aniversário da Rainha Isabel II.

Animação noturna, encontros com autores internacionais, um concurso internacional de fotografia, leitura de contos para crianças, visitas guiadas à livraria e o prémio de literatura marginal são outras das iniciativas previstas na programação cultural para 2017 da Livraria Lello.

Em 2016, a Livraria Lello recebeu mais de um milhão de visitantes e vendeu cerca de 714 livros por dia.