O primeiro smartphone Nokia com Android foi formalmente anunciado. O Nokia 6 terá 4GB de RAM, 64GB de armazenamento e leitor de cartões microSD, câmara traseira de 16 megapixeis e ecrã FullHD de 5,5 polegadas.

No comunicado oficial, a HMD Global, empresa que detém os direitos da marca, anunciou que o equipamento se destina ao mercado chinês. A comercialização irá ser iniciada nos primeiros meses deste ano. Anteriormente, a empresa tinha indicado julho de 2017 como data limite para o lançamento.

A escolha deste mercado, refere a marca, deve-se ao número de utilizadores de smartphones no país, que em 2016 rondava os 552 milhões. Prevê-se que este ano o mercado possa crescer em mais de 40 milhões.

Especificações do Nokia 6

As especificações do equipamento são generosas, apesar de se enquadrarem no segmento médio. Isto deve-se essencialmente à utilização do SnapDragon 430, um processador bastante capaz mas que não se destaca pela performance.

O Nokia 6 virá equipado com uma câmara traseira de 16 megapixeis e uma frontal de 8. Os 64GB de armazenamento interno e a possibilidade de utilizar um cartão microSD vão permitir guardar muitas fotos. Um ponto a favor dos amantes de selfies.

O ecrã de 5,5 polegadas tem uma resolução FullHD, ou seja, 1920×1080 pixeis. Juntamente com os 4GB de RAM, deverá satisfazer as necessidades multimédia da maioria dos utilizadores.

Mercado europeu

No comunicado oficial, não há qualquer indicação sobre a possibilidade do primeiro smartphone Nokia com Android vir a ser comercializado na Europa. Estará essa possibilidade dependente da taxa de sucesso no mercado chinês?