A RTP1 anunciou este sábado alterações na sua grelha de programação, face à morte de Mário Soares. A decisão da estação pública de honrar o antigo Presidente da República é conhecida horas depois do governo ter decretado três dias de luto nacional em homenagem ao vulto da democracia.

Assim, o primeiro canal antecipa o Telejornal para as 19 horas. O programa informativo terá uma transmissão especial até às 21 horas. A essa hora, a estação irá avançar com uma entrevista de Mário Soares à jornalista Fátima Campos Ferreira. O momento inédito será transmitido em simultâneo na RTP1, na RTP3 e na Antena 1.

Obrigação de serviço público

Pelas 22 horas, a RTP1 colocará no ar Memórias do Portugal Futuro. O documentário, de 2011, foi realizado por Mário Barroso e é dedicado à vida e obra do político português, protagonista inquestionável da democracia e da própria República. A intenção do filme é de dar a conhecer a história contemporânea de Portugal, através do relato de umas das suas maiores figuras.

No final da noite, às 23 horas, o canal público recordará o debate histórico entre Mário Soares e Álvaro Cunhal. A discussão, que opôs o então líder do Partido Socialista e o chefe do Partido Comunista Português, prolongou-se por quase três horas. Aquele que foi um dos momentos mais esperados do período pós revolução foi para o ar a 6 de novembro de 1975.

Mário Soares faleceu este sábado, dia 7 de janeiro, aos 92 anos de idade. Destacado resistente antifascista, desempenhou já no regime democrático as funções de Presidente da República, Primeiro-Ministro, ministro, eurodeputado e deputado.