Decorreu ontem, no Museu da História Natural e da Ciência, em Lisboa, a apresentação das propostas editoriais para o próximo semestre, da Porto Editora e das suas chancelas, Assírio & Alvim, Sextante, Livros do Brasil, Albatroz e Coolbooks. 

Destaques da Porto Editora

De entre os 90 títulos anunciados, é de destacar a publicação do segundo volume da biografia autorizada de Jorge Sampaio.

Redigida por José Pedro Castanheira, refere-se ao período em que Sampaio desempenhou funções de Presidência da República.

Também por esta chancela, será publicado o livro de Melissa FlemingA Hope More Powerful Than The Sea.  A porta-voz do Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas relata as vivências dramáticas  dos sírios que procuram exílio e paz na Europa. Um livro que promete agitar as consciências.

Destaque ainda para a publicação de três obras de José Saramago, Meia Noite ou o Princípio do Mundo, de Richard Zimler e ainda O Fim da História, do chileno Luís Sepúlveda. 

Elanor Oliphant, o sucesso da feira de Frankfurt, de Gail Honeyman chega a Portugal, bem como o aguardado Quem não sonha Voar, Alice?, de Julia Claiborne Johson. 

A cereja no topo do bolo é a publicação do novo livro de receitas de Jamie Oliver.

Novidades da Livros do Brasil

Pela Livros do Brasil chega-nos o regresso esperado da coleção Miniatura, iniciada nos anos 50.

Desta coleção farão parte livros de ficção, clássicos e contemporâneos. Nomes como John Steinbeck (A um Deus Desconhecido), Rosa Montero (A Louca da Casa) ou Javier Cercas (Soldados de Salamina) são alguns dos que inauguram o relançamento da coleção, ainda este mês.

Por esta chancela serão ainda editados Contos, de Anne Frank, O Caso da Quinta Avenida, o policial de Anna Katharine Green e ainda Ei-los que Partem de Júlia Nery.

Destaques da Sextante Editora, da Assírio & Alvim e da Coolbooks

Já a cargo da Sextante Editora ficará a publicação do novo romance de Eduardo Mendoza, vencedor do Prémio Cervantes 2016.

Gilgamesh, o mais antigo poema épico, traduzido por Francisco Luís Parreira, chega às livrarias pela Assírio & Alvim. 

Por fim, O nó da culpa, romance de Filipe Batista, vencedor do prémio literário Maria Amália Vaz de Carvalho é editado pela Coolbooks.

Foi também revelado que haverá uma edição sobre os cem anos de Fátima, sem terem sido adiantados pormenores sobre o título ou o autor.

Será também publicado um novo volume de memórias do Professor Cavaco Silva.