Em fevereiro do ano passado o WhatsApp anunciou que deixaria de funcionar em vários equipamentos antigos com a entrada em 2017. Pois bem, entrámos no novo ano e vários telemóveis vão deixar de conseguir aceder ao serviço.

As plataformas Android 2.1 e 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7 passam a tornar-se incompatíveis com o virar do ano. Os sistemas BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia s40 e Symbian S60, que inicialmente tinham a mesma data definida que os anteriores, mantêm suporte até 30 de junho de 2017.

A motivação

A empresa, no seu blog, aponta motivos técnicos e a popularidade de plataformas mais recentes como os impulsionadores da decisão.

Por mais que estes aparelhos móveis tenham sido uma importante parte na nossa história, eles não possuem a capacidade necessária para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro.

Os utilizadores com os equipamentos referidos e que pretendam continuar a usar o WhatsApp terão que atualizar os equipamentos caso seja possível, ou adquirir um novo como sugere a empresa.

Caso utilizem um destes aparelhos, nós recomendamos que troquem por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possam continuar a usar o WhatsApp.

O segmento mobile

Atualmente, os sistemas Android representam mais de 85% da quota de mercado, como mostra a imagem abaixo, com a Samsung a liderar o top de vendas de equipamentos com este sistema operativo. A Apple, com o iOS, aparece em segundo lugar.

IDC: Smartphone OS Market Share Chart