Victoria é a nova estreia da RTP1 e arranca a 14 de janeiro, às 23h45. Com autoria de Daisy Goodwin e produção de Rebecca Eaton, a série biográfica de oito episódios retrata a vida de uma das mais emblemáticas rainhas da História.

Constituído a partir dos diários da própria rainha Victoria, o drama histórico, baseado em factos reais, estabelece uma narrativa dinâmica e composta por vários elementos intimamente interligados.

Jenna Coleman, que interpretou Clara Oswald em Doctor Who, tem o papel principal, ao lado de Rufus Sewell, que será Lord Melbourne, e Tom Hughes, o Príncipe Albert.

O olhar intimista é notável em toda a trama e a protagonista referiu, em entrevista ao The Telegraph, que esforços não foram poupados para representar fielmente a paixão de Victoria Albert. “Eram um casal ativo em todos os aspetos, e não censurámos o fogo e a paixão”, indicou. E provocou: “Muitas vezes é no quarto que resolvem as suas discussões.

Victoria

Apesar de só agora integrar a programação nacional, a primeira exibição da série britânica foi no dia 28 de agosto de 2016 na ITV, canal de televisão do Reino Unido. No mesmo ano em que a Netflix estreou The Crown, uma série original que segue a vida romântica e política da rainha Elizabeth II, a estreia do primeiro canal vem sublinhar uma nova tendência: a obsessão pela monarquia inglesa.

Lê também: Ranking EF: As melhores séries de 2016

O primeiro episódio inicia uma viagem temporal pela vida da rainha, que, após a morte do tio, o rei Guilherme IV, se vê presa a uma vida repleta de novas responsabilidades. O poder, a paixão e o amor marcam esta série semanal, que irá para o ar nas noites de sábado.

Nota: Este artigo foi atualizado a 13-01-2017. A data original de estreia, 7-01-2017, foi adiada devido a alterações de programação na RTP1, após a morte de Mário Soares.