Estreiam, nesta primeira semana do ano, sete filmes nas salas de cinema portuguesas, dos quais o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana Manchester by The Sea.

Manchester by The Sea

Nomeado para cinco Globos de Ouro, cuja cerimónia acontece já no próximo dia 8, Manchester by The Sea relata a história de Lee Chandler, um encarregado de limpeza que tenta lidar com a morte do irmão após um ataque cardíaco e, consequentemente, cuidar do seu sobrinho que ficou orfão. Deste modo, embarca rumo a uma pequena cidade chamada Manchester-by-the-Sea, localizada no estado norte-americano de Massachusetts. Escrito e realizado por Kenneth Lonergan, Manchester by The Sea é protagonizado por Casey Affleck e por Michelle Williams, ambos nomeados para os galardões de Melhor Ator de Drama e Melhor Atriz Secundária, respetivamente. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Outras Estreias

Assassin’s Creed

Baseado na franchise de video-jogos com o mesmo nome e protagonizado por Michael Fassbender, Assassin’s Creed segue Callum Lynch, um criminoso que é salvo da pena de morte e obrigado por uma grande corporação a reviver as memórias de um antepassado seu que viveu na Espanha do final do século XV durante a Inquisição. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Zeus

A história verídica de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da República Portuguesa, que aos 65 anos e ao final de apenas 26 meses no cargo, durante uma época instável e de ascensão do fascismo, decidiu abandonar o país num cargueiro chamado “Zeus” e viver exilado no Norte de África, onde viria, eventualmente, a morrer 15 anos depois. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Sala Oculta

A história de Dana e David, um casal que se muda, com o seu filho de cinco anos, de Brooklyn para uma casa no campo. Quando Dana descobre um quarto secreto no interior do seu novo lar, isso despoleta uma série de estranhos acontecimentos que vão testar a sua sanidade e, progressivamente, revelar os horrores do passado da mansão. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Ovelhas e Lobos

Uma alcateia de lobos vai viver para perto de um rebanho de ovelhas que, até ao momento, não tinha grandes problemas no quotidiano. O líder da alcateia reforma-se iniciando uma crise de sucessão. O lobo favorito da aldeia, Grey, é alguém que não leva quase nada a sério e tenta provar que é digno do posto. No entanto, tudo muda no dia em Grey acorda no corpo de uma ovelha. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Vida Activa – O Espírito de Hannah Arendt

O documentário sobre a teórica política e filósofa Hannah Arendt que, na década de 1960, desenvolveu o conceito subversivo da “banalidade do mal” ao escrever sobre o julgamento de Adolf Eichmann para a revista “The New Yorker”. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Cruzeiro Seixas: As Cartas Do Rei Artur

Documentário sobre Artur do Cruzeiro Seixas, o artista que juntamente com Mário Cesariny e outros artistas pertenceram ao Grupo Surrealista de Lisboa. É sobre esta obsessiva e amorosa relação de trabalho com Cesariny, que incide o filme, que passou na última edição do DocLisboa. Podes consultar as sessões deste filme aqui.