A Vida Secreta dos Nossos Bichos ficou à frente na tabela dos filmes mais vistos pelos portugueses nos cinemas. Em 2016, o número de espectadores voltou a aumentar, e as receitas também.

Para a história ficam 365 dias de grandes blockbusters de animação e super-heróis, com a maioria dos filmes mais vistos do ano a situarem-se nestas mesmas categorias.

A animação A Vida Secreta dos Nossos Bichos encabeça a lista, sucedendo a Mínimos (2015). O filme norte-americano alcançou quase 3 milhões de euros em receitas brutas e mais de 600 mil espectadores.

mais

Seguindo a mesma receita fácil para a popularidade, surge também filme de anti-heróis Esquadrão Suicida em segundo lugar, com uns impressionantes 450 mil espectadores e quase 2,5 milhões de euros em receita bruta.

LÊ TAMBÉM: Suicide Squad: Ser Vilão Nunca Foi Tão Heróico

Uma vez que já temos a ideia que a animação infantil é a chave para o sucesso, não é de admirar que À Procura de Dory e Zootrópolis ocupem lugares privilegiados na tabela, arrecadando sensivelmente 420 mil espectadores e 400 mil espectadores, respetivamente.

mais

Ainda no segmento dos anti-heróis, o sangrento e sarcástico Deadpool ocupa o quinto lugar, fazendo pouco menos de 2 milhões de euros em receita bruta e levando mais de 360 mil pessoas às salas de cinema portuguesas.

LÊ TAMBÉM: Deadpool: Uma Ode Visceral À Criatividade

Logo abaixo ficou a mais recente contribuição do universo Harry Potter, Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, com uns respeitáveis 314 mil espectadores. Seguido de perto por The Revenant: O Renascido, o único filme da tabela que não é de animação ou de um franchise já existente. A parceria oscarizada entre Iñárritu e DiCaprio obteve mais de 1,6 milhões de euros em receita bruta e cerca de 311 mil espectadores.

mais

LÊ TAMBÉM: The Revenant: O Renascido – A Longa Jornada de uma Vingança

Ocupando os últimos três lugares da lista encontram-se mais um filme de super-heróis e duas animações, sendo eles Batman V. Super-Homem: O Despertar da Justiça (1,6 milhões de receita bruta e 291 mil espectadores), A Idade do Gelo: O Big Bang (1,4 milhões de receita bruta e 282 mil espectadores), e finalmente Angry Birds: O Filme, em décimo lugar, com um valor de receita bruta de aproximadamente 1,4 milhões de euros, sendo responsável por levar cerca de 280 mil pessoas às salas de cinema portuguesas.

Top 10 dos filmes mais vistos de 2016

Receita simples que junta super-heróis e animações da Disney parece ser o truque para alcançar um blockbuster nos dias de hoje. Os números de espectadores em Portugal (e no Mundo) confirmam que os ingredientes até podem ser simples, mas que a ementa continua a resultar.