A Fundação Mata do Buçaco lançou hoje, dia 29 de dezembro, uma linha de produtos com fragrâncias da sua floresta. Perfumes da Mata é o nome do conjunto de velas e ambientadores com aromas naturais de acácias (Melanoxylon e Dealbata) e de cedros (Cupressus lusitanica) da Mata Nacional do Buçaco.

António Gravato, presidente da Fundação Mata do Buçaco, disse em comunicado que este “é um projeto pioneiro, pelas suas características peculiares, e uma feliz ideia, uma vez que as acácias são uma planta invasora que tem de ser combatida, sob pena de comprometer o futuro da nossa floresta”.

Assim, a Fundação Mata do Buçaco, não abate apenas esta espécie invasora que, ao se proliferar, impede que cresça qualquer outro tipo de vegetação. Extrai também óleo das acácias para fragrâncias que usam em velas e ambientadores.

Relativamente aos produtos com aromas de cedro, António Gravato explica que os respetivos óleos “são extraídos apenas e só de árvores que tenham caído na sequência de temporais, uma vez que, no Buçaco, nenhuma árvore ‘saudável’ é derrubada”.

Perfumes da Mata inclui as velas Rugus, Ramus, Mármus, Rugus Picollo, Mistus, Ambience e Vetro. A nível dos ambientadores, esta linha apresenta uma opção para os automóveis, o Coche e diferentes propostas para casa, como Piazza, Maison, Picollo e Ovali. Tanto para as velas como para os ambientadores existem duas opções de fragrâncias, cedro ou acácia.

O catálogo com a linha completa dos produtos da Fundação Mata do Buçaco pode ser consultado no seu site ou na página do Facebook.

A missão da Fundação da Mata do Buçaco passa pela preservação do património, inserido na Mata Nacional do Buçaco, e desenvolvimento das suas várias potencialidades de forma a conservar o património natural e cultural. São também objetivos desta a investigação florestal, a educação ambiental e as atividades turísticas e de lazer.