2016 foi pródigo em notícias tristes, mas parece que 2017 se pode estar a desenhar mais sorridente. A Norwegian, companhia low-cost da Noruega, anuncia que no próximo ano vai conseguir disponibilizar voos a menos de 70 euros a partir do Reino Unido para os Estados Unidos da América.

Esta oferta implicará uma redução superior a 50% nos preços atualmente praticados pela companhia, que prevê disponibilizar as novas tarifas a partir do verão do ano que vem, avança o jornal The Telegraph. Estes são os preços de uma viagem de ida.

Os nossos aviões são muito eficientes no consumo de combustível“, aponta Bjorn Kjos, administrador da companhia aérea, de modo a explicar os baixos preços. Os voos, a realizar entre Edimburgo e Nova Iorque serão a bordo de um Boeing 737MAX, que estará disponível para a empresa durante o mês de abril.

Temos uma infraestrutura totalmente diferente da das outras companhias. O Boeing 737MAX tem motores muito modernos, o que permitirá que faça distâncias maiores“, garantiu o gestor.

Aeroportos baratos também ajudam a baixar preço

Outro dos fatores que aumentará a competitividade dos voos da Norwegian será a utilização de aeroportos fora do centro de Nova Iorque, o que garantirá despesas de utilização mais baixas.

Até agora não foram anunciados os terminais para os quais serão realizados os novos itinerários, embora a companhia já tenha operação a decorrer no Aeroporto Internacional de Newark Liberty.

As poupanças não vão ficar por aqui. De acordo com o jornal britânico, outro dos fatores que motivará redução de custos será a opção por sediar os voos em Edimburgo, na Escócia, ao invés de optar por Londres, onde a operadora também tem um hub.

Norwegian é a terceira maior operadora low-cost da Europa e voa para mais de 129 destinos. Abriu a sua atividade em 1993, começando por operar como empresa de voos regionais, sendo este o seu principal foco até 2012. Em 2015 transportou mais de 25 milhões de passageiros.

Em 2014, também a Ryanair prometeu voos transatlânticos a baixo preço, mas a promessa ainda não foi cumprida. Parece agora mais perto de se realizar.