A terceira temporada de Inspetor Max tem estreia marcada para 2017 na TVI, mas a estação antecipa a chegada dos novos episódios aos ecrãs. No dia 24 de dezembro, sábado, será emitido um Especial de Natal, revelam as promoções que passam em antena. 
A novidade foi avançada pela estação, através dos separadores publicitários. O episódio, com uma duração aproximada de 45 minutos, vai para o ar às 21h15. Desta forma, a nova fase do inspetor mais famoso da televisão portuguesa chega em forma de presente na véspera de Natal.

Os novos episódios passam-se cerca de dez anos depois do final da temporada. Agora, Jorge Mendes (Fernando Luís) casou-se com Joana (Patrícia Tavares) e assume outras funções na Polícia Judiciária. O velho Inspector Max reformou-se, já depois de ter sido pai de uma ninhada de cachorros da qual a família Mendes adotou um elemento ao qual deu o nome de Max Júnior. É este o novo inspetor da série da TVI.

Também o inspetor Sérgio Calado (Rui Santos) está de volta, num momento em que atravessa um período pessoal conturbado após o seu segundo divórcio, desta vez com Elisa Xavier (Gabriela Barros), uma médica com quem tem uma relação difícil de amor e ódio. Sérgio é agora o Inspector-Chefe do DIC, respondendo perante Jorge, mas comandando em campo os Inspectores da Brigada.
O avô João (Ruy de Carvalho), a empregada Lucinda (Rita Salema) ou os inspetores Lena Ribeiro (Madalena Brandão), Jaime Silva (José Carlos Pereira) e Vera Lucas (Maura Faial) são outras das personagens que farão parte da 3ª temporada. Para já, estão confirmados 26 episódios que serão exibidos aos sábados, em horário nobre.