O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Franca Sozzani

Franca Sozzani morre aos 66 anos

Franca Sozzani, diretora da Vogue italiana, faleceu hoje em Milão, vítima de doença prolongada. O anúncio foi feito pelo CEO da Condé Nast InternationalJonathan Newhouse, e publicado na Vogue Italia. Franca morreu na companhia do filho, aos 66 anos.

Franca Sozzani estava à frente da Vogue italiana desde 1988, tendo sido uma das principais responsáveis por transformar a revista numa das mais respeitadas no mundo da moda. Segundo Jonathan, Franca Sozzani fez da Vogue italiana “uma voz poderosa e influente nos mundos da moda e fotografia”.

Franca Sozzani: talentosa, influente e importante

A jornalista, que se licenciou em Literatura e Filosofia, iniciou a sua carreira na Vogue Bambini, a versão infantil da revista, em 1976. Já na Vogue, destacou-se por trazer para a revista debates sobre temas controversos como a raça, beleza ou peso.

Foi também uma das primeiras a promover as modelos negras. Franca teve ainda um papel importante no crescimento das bloggers de moda, a quem deu visibilidade muito antes de se tornarem parte da indústria. Em 2012 tornou-se Embaixadora para a Boa Vontade nas Nações Unidas e no passado dia 5 de dezembro foi condecorada com o Swarovski Award for Positive Change.

Na carta publicada no site da Vogue Italia, Jonathan Newhouse declara que Franca foi de longe  “a pessoa mais talentosa, influente e importante dentro da organização Condé Nast International”, empresa detentora de publicações como a Vogue, GQ ou Vanity Fair.

Em Portugal, a versão portuguesa da Vogue já reagiu com pesar. Paula Mateus, diretora da Vogue Portugal, declarou que Franca “revolucionou não só a Vogue Itália, mas também a forma como se editam as revistas de Moda, além de lutar contra a falta de diversidade na indústria”.