No fim de semana de 23 a 25 de dezembro, os canais de televisão nacionais apostam forte na programação especial de Natal. Entre maratonas de cinema para toda a família, passando por especiais dedicados à quadra natalícia, são muitas as novidades garantidas para estes dias. O Espalha-Factos apresenta-te os principais destaques da programação da RTP, SIC e TVI.

23 de dezembro

SIC | Heidi | 14h00

Na sexta-feira, dia 23 de dezembro, a SIC troca a sua habitual programação por um dia dedicado ao cinema para toda a família. A estreia de Heidi, às 14h00, é o grande destaque.

Nesta nova versão da história, lançada em 2015, voltamos a acompanhar a história de Heidi, a menina que vive feliz ao lado do avô nos Alpes Suíços. A sua vida muda quando a tia a leva para uma rica mansão em Frankfurt, onde Heidi passará a fazer companhia a Clara, uma menina presa a uma cadeira de rodas. No mesmo dia, poderás assistir ainda à minissérie Marco, que tem início às 16h00 e que será emitida na íntegra ao logo da tarde.

RTP2 | Um Conto de Natal | 23h19

O filme de Arnaud Desplechin, estreado nos cinemas em 2008, é exibido na RTP2 no dia 23, pelas 23h19. Em Um Conto de Natalo casal Abel e Junon tem dois filhos: Joseph e Elizabeth.

Vítima de um raro distúrbio genético, a única esperança de Joseph é um transplante de medula óssea, mas tanto Abel e Junon como a filha Elizabeth são incompatíveis, o que leva os pais a tentar um terceiro filho. Assim nasce Henri, que infelizmente também tem incompatibilidade e não pode salvar o irmão.

No dia de Natal, a família reúne-se para tomar decisões difíceis e resolver as questões do passado. Catherine Deneuve, Jean-Paul Roussillon, Anne Consigny, Mathieu Amalric e Chiara Mastroianni são alguns dos atores que compõem o elenco.

 

24 de dezembro

1

TVI | A Tarde é Sua – Especial Natal | 14h00

Na véspera de Natal, a TVI preenche a sua programação do daytime com uma emissão especial do A Tarde é Sua. Ao longo de aproximadamente seis horas, a estação apresenta uma maratona composta por música, convidados especiais e outras surpresas. O programa estará no ar entre as 14h e as 20h, sendo conduzido por Fátima Lopes.14

RTP2 | Papel de Natal | 16h41

Pelas 16h20, a RTP2 emite o filme de animação português Papel de Natal, realizado por José Miguel Ribeiro.

Na história, Dodu (um destemido boneco de cartão), Camila (uma amorosa menina de oito anos) e Sana (um Pai Natal de todos os dias) resgatam o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

Este Papel de Natal assume-se como “um filme de causas” e “um grito de alerta” para a importância da defesa das florestas e do desenvolvimento de uma consciência ecológica desde a infância.

19SIC | Annie | 14h15

Esta nova versão do filme Annie, produzido em 2014, estreia em televisão, na SIC, na tarde do dia 24.

Agora, a atriz Quvenzhané Wallis é a protagonista do filme que conta a história da menina que nunca conheceu os seus verdadeiros pais. Annie foi deixada aos cuidados de Hannigan – neste filme interpretada por Cameron Diaz – uma mulher maliciosa que detesta crianças e tudo o que elas significam.

A curta vida da pequena protagonista tem sido uma sucessão de tentativas (frustradas) de encontrar a sua verdadeira família, ou, em alternativa, alguém que a livre daquele terrível lugar e a ame incondicionalmente.

Tudo muda quando, por mero acaso, é salva de um atropelamento por Will StacksJamie Foxx– , um magnata arrogante e afetado, cuja única preocupação é a candidatura a presidente da câmara de Nova Iorque.

9SIC | Paddington | 16h10

Durante a tarde, a SIC vai emitir, pela primeira vez na televisão portuguesa, o filme Paddington, de Paul King. 

Esta é a história de um ternurento urso que viaja até Londres vindo da floresta no Peru. Na capital britânica, Paddington procura um lar e encontra uma família, busca uma explicação para o seu passado e depara-se com um presente nada simpático, mas sempre com aventuras e muitas trapalhadas. Na mesa de Natal, já sabes, arranja lugar para mais um, com o simpático Paddigton como companhia.

RTP1 | A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua – Especial de Natal | 21h13

Na noite de Natal, José Carlos Malato apresenta uma edição especial de A Minha Mãe Cozinha Melhor do Que a Tuaque terá início pelas 21h15.

Neste oitavo programa, o apresentador recebe Marisa Liz e o marido Tiago, assim como Manuel Moura dos Santos e a mulher Carla. Neste formato, assistimos à preparação dos pratos numa competição que tem como objetivo encontrar a melhor receita de Natal confecionada em família.

No final, o apresentador José Pedro Vasconcelos irá avaliar os pratos. Os vencedores irão entregar presentes às crianças do Centro de Acolhimento Temporário de Tercena.

SIC | Big Hero 6 – Os Novos Heróis| 21h20

Na noite de consoada, Big Hero 6 é o grande presente que a SIC oferece a toda a família. Esta comédia repleta de ação, que vai para o ar às 21h15, conta-nos a história do prodígio da robótica Hiro Hamada. Quando uma inesperada mudança de acontecimentos o catapulta para o centro de uma trama perigosa, Hiro torna-se, para o seu companheiro mais próximo, um robô chamado Baymax e transforma o seu grupo de amigos em heróis de alta tecnologia, determinados em resolver o mistério.

TVI | Secret Story 6 – Especial de Natal | 22h05

Os concorrentes que ainda permanecem na Casa dos Segredos vão celebrar a noite de Natal e Portugal inteiro vai poder assistir em direto. A produção do programa preparou várias surpresas alusivas à quadra. A Voz reservou-lhes ainda algumas prendas e mensagens dos familiares, neste programa que irá ocupar grande parte da noite de consoada da TVI.

SIC | Festival Internacional de Circo de Monte Carlo | 23h00

SIC aposta, em 2016, no Circo de Monte Carlo para a noite de consoada. Habitualmente emitido no fim de semana antes do Natal, este ano a estação opta por estrear o espetáculo no dia 24 de dezembro. Mais uma vez, a princesa Stéphanie do Mónaco convidou os melhores artistas do mundo para a 40.ª edição do grande Circo de Monte Carlo. Magia, acrobacias, palhaços ou domadores de animais são alguns dos destaques. O espetáculo será apresentado por José Figueiras e Rita Andrade.

RTP Memória | Inesquecível – Especial | 23h00

Na primeira noite de consoada da RTP Memória em sinal aberto, o canal temático preparou uma emissão especial de Inesquecível. No seu talk-show semanal, Júlio Isidro presta homenagem a Raul Solnado e recebe ainda uma série de convidados com mesa posta para a ceia natalícia.

A cantora lírica Helena Vieira, o artista plástico José Costa ReisFrei Fernando Ventura são os entrevistados da noite. A música, as tradições de Natal e as mensagens antigas de pessoas inesquecíveis são algumas das propostas. O programa contará ainda com o grupo Vozes da Rádio que, ao vivo, interpretará temas de Natal, repletos de “paz e alegria”.


RTP2
| O Feiticeiro de Oz 
| 23h37

Na noite do dia 24 de dezembro, a RTP2 aposta num verdadeiro clássico.

O Feiticeiro de Oz é um musical passado num mundo de florestas encantadas, de espantalhos dançantes e de leões que cantam. Dorothy vive numa quinta do Kansas. Um dia quando Dorothy e o seu cãozinho Toto fogem de uma vizinha má, são apanhados por um tornado que os leva até à terra mágica de Oz.

Baseado numa coleção de livros, esta longa-metragem foi eleita pelo American Film Institute como o melhor filme de entretenimento familiar de todos os tempos.

RTP1 | Música no Coração | 23h46

Se existem filmes obrigatórios no Natal, um deles é Música no Coração, a mágica história da família Von Trapp. Este ano, a RTP1 volta a exibir um dos maiores clássicos da história do cinema, em plena noite de consoada. No filme, Julie Andrews é Maria, uma espirituosa mulher que deixa o convento para se tornar ama dos sete filhos do Capitão Von Trapp, um aristocrata viúvo cujas regras não deixam espaço para música e divertimento. O filme venceu cinco Óscares da Academia, incluindo o de Melhor Filme.

25 de dezembro

SIC | Sozinho em Casa | 15h55

O teu Natal não seria o mesmo sem o Sozinho em Casa, certo? A pensar nisso, a SIC programou a exibição do primeiro filme da saga para a tarde do dia 25. Mais uma vez, iremos acompanhar a história de Kevin, o menino deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal.

O rapaz de oito anos torna-se, da noite para o dia, o homem da casa. Sozinho, tímido e desajeitado, ele tenta resolver os seus problemas: ir às compras, cozinhar, lavar a roupa e até tomar banho. Mas tudo se complica quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa, e ele tem de a defender da única maneira que sabe.

SIC | Cinderela | 17h55

No dia de Natal, a SIC estreia o filme Cinderela, a nova versão do conto intemporal da menina que passa de “gata borralheira” a princesa.

Neste filme, Ella acolhe em casa a sua madrasta, Lady Tremaine, e as suas duas filhas, Anastasia e Drisella. Tragicamente o seu pai desaparece e Ella fica entregue à sua nova família, ciumenta e cruel, que a trata como uma criada.

Mas apesar de tudo, Ella está determinada a honrar as últimas palavras da sua mãe, sendo corajosa e gentil. É então que descobre que um jovem que conhecera na floresta, por quem se apaixonara, é afinal um príncipe e não um funcionário do palácio, como acreditara.

RTP1 | The Voice Portugal – Final | 21h17

No dia 25 de dezembro, Vasco Palmeirim e Catarina Furtado revelam quem é a nova voz de Portugal. Depois de várias semanas em competição, o público vai eleger o vencedor do concurso que conta com Mickael Carreira, Marisa Liz, Áurea e Anselmo Ralph como mentores.

Em competição pelo primeiro lugar estão Fernando Daniel, Miguel Carmona, Francisco Murta e Marta Carvalho. Uma gala que promete ainda muitas surpresas, para ver no domingo, a partir das 21h15.

SICRio 2 | 21h20

A noite de 25 de dezembro na SIC começa com o filme de animação Rio 2. A partir das 21h15, a estação aposta no cinema para toda a família e traz-nos a história de Blu, Jóia e os seus três filhos. Quando a família viaja da cidade maravilhosa para a Amazónia selvagem, para uma reunião, tudo pode acontecer. Como um peixe fora de água e numa terra desconhecida, Blu terá de enfrentar o mais temível dos adversários – o seu sogro – e ao mesmo tempo evitar os diabólicos planos de vingança de Nigel.

TVI | A Tua Cara Não Me É Estranha – Natal | 21h15

Na noite de 25 de dezembro, a TVI aposta numa emissão especial de A Tua Cara Não Me é Estranha. Em vez da habitual gala de Secret Story 6, a estação transmite uma edição natalícia do programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.

Ao longo da noite, os concorrentes irão imitar cantores bem conhecidos do grande público, mas desta vez com músicas alusivas à quadra. Carolina Torres, Darko, Maria Sampaio, Sérgio Rossi, Marta Andrino, David Antunes, Melânia Gomes e Jorge Mourato são os participantes.

5RTP2  | Noite Feliz na Ópera de Paris | 21h31

O espetáculo de ballet foi gravado na Opera Nacional de Paris com Les Étoiles, bailarinos principais, corpo de baile e alunos da Paris Opera Ballet School, sob a direção musical de Frédéric Laroque e com coreografias de Harald Lander, Jacques Garnier e Ivan Clustine.

 SIC | The Hunger Games – A Revolta: Parte 1 | 22h55

A SIC encerra o dia de Natal com a estreia da primeira parte de The Hunger Games – A Revolta. No penúltimo filme da saga Os Jogos da Fome, Katniss Everdeen está no Distrito 13, depois de estilhaçar, literalmente, os jogos para sempre. Sob a liderança da Presidente Coin e o conselho dos seus amigos de confiança, Katniss estende as suas asas ao lutar para salvar Peeta e uma nação comovida pela sua coragem. O filme tem início pelas 22h45, logo após Rio 2.

Nota: Os horários apresentados poderão sofrer modificações, às quais o Espalha-Factos é alheio.