A altura do Natal é tempo de estar em família, comer bem e conviver, mas o Pai Natal não esquece aqueles que melhor se portaram, pelo que há que contar com as prendas no sapatinho.

Como nem sempre é fácil saber o que oferecer, o Espalha-Factos criou esta lista com algumas ideias de gadgets para embrulhar e deixar alguém feliz na noite da consoada.

  • Vídeo e fotografia

Para quem adora capturar momentos de maior emoção, a GoPro tem uma nova linha de action cams com as novas Hero5 Black e Session  com a qualidade que já é reconhecida na marca, alta definição e 4K. Se procuras algo no segmento mas mais em conta, a Xiaomi tem a sua Yi Action Sports, que tenta concorrer a menos de metade do preço.

Se o intuito é iniciares uma carreira de Youtuber e realizares gravações em frente ao computador ou para utilização com chamadas de Skype, a webcam Logitech HD Pro é uma opção a considerar e que não obrigará a partir o porquinho mealheiro.

GoPro Hero5

No caso de procurares aventurar-te pelos vídeos em 360º, agora que os óculos de realidade virtual começam a estar mais acessíveis, a Nikon e a Samsung têm como ofertas a Keymission 360 e Gear 360, respetivamente.

Para os fãs da fotografia digital, a Canon, com a EOS 5D Mark IV ou EOS 5DSe a Nikon, com a D810, são opções a considerar no segmento dos topos de gama. Todavia, para quem quer apenas o essencial, a Nikon oferece também um modelo de entrada com a Coolpix A10.

Por último, se quiseres imprimir as tuas próprias fotografias no momento, a Fuji tem a Instax Share SP-2, uma útil impressora portátil. 

 

  • Música

Se quem for receber a prenda for fã de música, nada melhor que disponibilizar as impressionantes audiotecas de Spotify, Apple Music ou Google Music com uma subscrição anual do serviço.

Para quem procura auscultadores, a conhecida Bose tem uma opção wireless e com cancelamento ativo de ruído: os QuietComfort 35. Se preferires uma alternativa mais em conta, a Audio-Technica ainda comercializa os seus ATH-M30X.

Bose QuietComfort 35

No segmento das colunas wireless, para quem gostaria de ter música numa divisão da casa, podes optar por um modelo como o Sonos Play:1 ou, se essa divisão for a casa de banho e quiseres oferecer companhia para o karaoke de chuveiro, é de considerar uma coluna mais modesta e à prova de água.

 

  • Home Cinema

Quem procura o melhor do grande ecrã no conforto da sala de estar, deverá ter em conta as recentes televisões HDR e 4K como o caso da Samsung KS7000 ou, se preferires uma maior imagem apresentada numa parede ou tela, projetores como o BenQ W1070+ ou o Optoma HD36 podem ser o que procuras.

Samsung KS7000

Se utilizas dispositivos Android, uma boa forma de veres o conteúdo do tablet na televisão é o simples e eficaz Chromecast ou, no caso de quereres optar pelo gestor de conteúdos da Apple, há sempre a opção da Apple TV.

Para que não faltem filmes, séries, documentários ou até desenhos animados, uma boa ideia é uma anuidade do popular serviço Netflix.

 

  • Mobile

Nesta altura do ano, muitos de nós ponderam reformar o seu smartphone pelo que não será coincidência que os gigantes do mercado apresentem as suas novas apostas poucos meses antes.

Para quem procura os melhores topo de gama, viu a chegada do iPhone 7 com as habituais melhorias de performance, uma nova câmara e até resistência à água. No entanto, foi a Google que mais surpreendeu com o seu primeiro smartphone próprio, o Google Pixel, deixando de lado as parcerias da gama Nexus.

Google Pixel

Essa gama é ainda assim uma boa aposta com os modelos de 2015, Nexus 5X e Nexus 6P, a serem opções para quem procura algo mais amigo da carteira.

Se procuras no mercado algo que proporcione mais autonomia ao teu smartphone, as conhecidas capas com bateria da Mophie estão disponíveis para vários modelos de marcas como Apple ou Samsung, passando por LG e até HTC.

Este ano viu também uma redobrada aposta na realidade virtual para dispositivos móveis e, a juntar ao GearVR da Samsung, a Google decidiu lançar a sua alternativa, intitulada Daydream.

 

  • Gaming

Para os entusiastas de videojogos este foi um ano bastante interessante e que viu a chegada ao mercado de novas versões da PS4 e XBox One, a PS4 Pro e XBox One S, que procuram oferecer a possibilidade de jogar jogos compatíveis com resoluções 4K HDR. Em alternativa, a Sony reviu igualmente o modelo original da PS4 com a PS4 Slim para quem não se importa com 4K e prefere uma consola com um preço mais em conta.

Bem mais barata que qualquer uma das consolas mencionadas é a reedição da antiga Nintendo dos anos 80. A NES Classic Mini tem 30 dos melhores jogos da consola clássica por apenas 60 euros, numa verdadeira odisseia nostálgica para quem quer relembrar os velhos tempos ou mostrar a uma nova geração clássicos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Final Fantasy, entre muitos outros.

NES Classic Mini

A Nintendo capitaliza também no sucesso de Pokémon Go com o lançamento de dois novos jogos para a consola portátil 3DS e 2DS com o Pokémon Moon e Pokémon Sun para fazerem as delícias de miúdos e graúdos.

Foi também no mundo dos videojogos que se viu surgir as mais elaboradas propostas no mercado da realidade virtual pelo que quem tiver uma PlayStation 4 poderá entrar no mundo digital com o PlayStation VR e utilizadores de PC com os devidos requisitos poderão optar pelo Oculus Rift ou HTC Vive.

  • Outras ideias

Se nada do que apresentámos é exatamente o que procuravas, temos mais algumas ideias daquilo que podes oferecer neste Natal.

Para quem tem veia de piloto, um drone DJI Phantom será um gadget a considerar. Se a área de interesse for mais a informática, um Raspberry Pi3 é um versátil micro computador para fazer experiências de programação ou simplesmente criar um media center para a sala de estar.

Se o presenteado quiser dar forma às suas criativas invenções, talvez uma impressora 3D seja algo a ponderar.

Apple Watch 2

Num mundo em que temos cada vez maior cuidado com a saúde, as pulseiras Fitbit permitem manter o treino em linha e fazem o par ideal com as balanças Fitbit Aria para que o desenvolvimento do nosso corpo seja devidamente catalogado. Foi também com o fitness em mente que a Apple lançou o Apple Watch 2 com melhorias no GPS e resistência à água.

Por último, para os fãs de leitura, os eReaders da Kobo ou Amazon Kindle são sempre uma prenda a ter em conta.