Ahoy! – ou como aceder aos sites bloqueados sem alterar os DNSs

Ahoy, band ‘o pirates ‘o th’ internet*. Querem eliminar aqueles avisos de acesso bloqueado quando tentam aceder ao The Pirate Bay e aos restantes 910 websites que constam na lista de bloqueio por DNS? Uma das opções passa por alterar os servidores de DNS da ligação. Outra, bem mais simples, envolve a instalação de uma extensão.

TL;DR

O plugin Ahoy, disponível para Chrome e Firefox, permite contornar o bloqueio de DNS imposto desde meados de março de 2015. É só instalar no browser e começar a navegar.

Como começou

Em março de 2015, o site The Pirate Bay foi alvo de bloqueio em Portugal. Qualquer utilizador que tentasse aceder ao endereço via apenas um aviso. Fruto desta restrição, nasceu o Ahoy!. A primeira versão do addon estava apenas disponível para Chrome. Julgo que o suporte para Firefox só aconteceu em março de 2016, pois é a data da versão mais antiga que encontro na página de extensões deste browser.

Quais os sites bloqueados

Há uma lista dos sites alvos de bloqueio por DNS, no endereço sitesbloqueados.pt. Nele, para além dessa informação, podem ainda consultar o memorando assinado pelo Governo a 30 de agosto de 2015 e que dita este barramento de acesso.

Revolução dos Bytes

Além do Ahoy!, o bloqueio ao The Pirate Bay deu também origem ao Revolução dos Bytes, um movimento de cidadãos que se descreve como estando “preocupados com o futuro da internet e da liberdade de expressão”.

Se acederem ao site do movimento, podem consultar informação mais detalhada sobre o bloqueio e ficar a saber como participar nas iniciativas.

Se estiverem à vontade com programação, este movimento tem os repositórios do Ahoy! no Github. Façam fork daquele(s) onde pretendem contribuir e submetam os pull requests com as vossas alterações.

Ahoy! para Chrome Ahoy! para Firefox

*Olá, piratas da Internet

Mais Artigos
Guia TV Bombshell Homem Aranha e Harry Potter
Guia TV: Cinema em destaque na SIC e TVCine em sinal aberto