Em 2016 a RTP quis afastar-se do totalitarismo das telenovelas e optou por investir na produção própria de séries televisivas. O final do ano parece trazer uma nova estratégia para a estação pública e, como anunciámos em julho, o investimento está concentrado numa nova novela: O Sábio. Na sexta-feira, a RTP1 organizou a apresentação do novo projeto e divulgou mais detalhes sobre a colaboração com a SP Televisão.

A estreia de O Sábio está agendada para 2 de janeiro de 2017 e irá substituir a série Bem-vindos a Beirais, que vai para o ar após o Jornal da Tarde. A partir das 14h15 poderás acompanhar a história de Pedro Homem, um alentejano que abandonou a terra onde nasceu depois de ter tido várias premonições do futuro. A RTP investiu num elenco de luxo, que reunirá Manuel Wiborg, São José Correia e Paula Lobo Antunes nos papéis principais.

A narrativa será pautada de mística e o oculto será um elemento chave em toda a história. Aos protagonistas juntar-se-ão nomes como Ruy de CarvalhoDiogo Lopes, Diana Marquês Guerra, Catarina Avelar, Márcia Breia, Gracinda Nave, Noémia Costa, Luísa Ortigoso e Rui Luís Brás.

Recorda: As quatro séries em que a RTP aposta tudo

Esta aposta do primeiro canal narra a história de um homem de 48 anos que regressa a Montemor, cidade onde nasceu e viveu. Depois do seu desaparecimento misterioso, Pedro (Wiborg) esteve ausente durante duas décadas e deixou para trás uma filha, Sofia (Diana Marquês Guerra), e uma paixão antiga e profunda por Carmen (Paula Lobo Antunes).

Pedro era conhecido por prever o futuro: o que o tornou numa figura popular em Montemor. Para o protagonista, as visões não são uma bênção, mas uma maldição. Tem duas premonições trágicas: uma que dá conta do laço fatídico que o liga à filha e outra que lhe mostra o funesto destino da mulher.

As gravações de O Sábio arrancaram em setembro e a transmissão da série irá prolongar-se até ao início de 2018. A produção da SP Televisão irá para o ar de segunda a sexta-feira, às 14h15, na RTP1.