760819

Já podes visitar a livraria Lello sem sair de casa

O New York Times descreve-a como um dos “templos dos peregrinos literários”. Foi inspiração para uma das sagas de fantasia mais conceituadas do mundo. Só podia ser a Lello & Irmãos.

Fundada em 1906 pelos irmão José e António Lello, é uma das livrarias mais conhecidas e apreciadas no mundo. Para provar estão os galardões e as distinções que tem recebido ao longo dos seus 101 anos de existência. Em 2008, o The Guardian considerou-a como a terceira livraria mais bela do mundo. A CNN colocou-a mesmo no topo das mais bonitas, em 2014, e a própria revista Time considerou a Lello como uma das 15 livrarias mais interessantes do mundo.

José Lello comprou o edifício onde viria a fundar a Lello & Irmãos em 1884. Nesse edifício já funcionava uma livraria, a Chardron e o espólio acabou mesmo por ficar nas mãos da família Lello.

A remodelação foi feita pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, num estilo neo-gótico que encantou os contemporâneos. “A intenção era construir um edifício extraordinário – uma catedral para as artes e as letras”, disse o proprietário, também José Lello, bisneto de um dos fundadores, ao New York Times.

Harry Potter e a cidade Invicta

J. K. Rowling, a escritora da saga de fantasia mais conceituada e apreciada no mundo, foi professora numa escola no Porto, a Encounter English, durante os anos 90. Foi nesta livraria, feita de madeira e vidro, que se inspirou para criar as escadarias de Hogwarts, da saga Harry Potter. É por isso que a Lello foi a escolhida para o lançamento do livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, a 30 de julho deste ano.

Para os que ainda não tiveram a oportunidade de a ver ao vivo, fica o vídeo, em 360º, da livraria mais conceituada do Porto. Mas o melhor mesmo é visitá-la, no número 114 da Rua das Carmelitas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Bem Bom filme sobre as Doce é adiado para agosto de 2020
‘Bem Bom’ já tem nova data de estreia marcada