A TVI liderou as audiências televisivas no feriado de quinta-feira, 8 de dezembro, com uma média de 19,6% de share. Contribuíram para este resultado A Impostora, que reuniu 11,8% de audiência média, o Jornal das 8, a que assistiram 10,9% dos portugueses, e a terceira temporada na novela A Única Mulher.

Ainda assim, a SIC deu luta, alcançando 19,2% de quota diária. Conseguiu maiores números de audiência na ficção própria e no cinema. Amor Maior manteve-se o programa mais visto pelos portugueses e foi acompanhado por mais de um milhão de espectadores, reunindo um share de 27,4%.

Prego a fundo

Tanto a estação de Carnaxide como a de Queluz de Baixo apostaram no cinema durante o período da tarde. Após o Jornal da Uma, a TVI avançou com a repetição de Shrek para Sempre e, no mesmo horário, a SIC escolheu o habitual Herbie: Prego a Fundo. A TVI ganhou a primeira volta, mas por pouco, com 6,5 de audiência e 21,7 de share contra 6,4 de audiência e 21,6% de share.

A estação de Carnaxide não travou e acabou por vencer a corrida no final da tarde. A aposta na estreia de Wild Card: Jogo Duro valeu a pena e conseguiu capturar mais de 736 mil espectadores.

Ainda durante o período da tarde, a SIC ultrapassou a TVI com a transmissão do jogo da Liga Europa entre o Sporting de Braga e os ucranianos do Shakhtar Donestsk. Os bracarenses perderam a partida mas a SIC bateu a emissão d’A Tarde é Sua, com uma diferença de 16 mil espectadores.

Para celebrar o feriado religioso tanto a RTP1 como a TVI optaram por transmitir a Missa Solenidade da Imaculada Conceição. Ambas as cerimónias foram transmitidas durante o período da manhã, com início às 10h30 no canal público e prolongando-se até à hora de almoço, na estação privada. Imaculada foi também a escolha da TVI, que com a celebração teve o vigésimo programa mais visto do dia, e conseguiu 4,7% de audiência e share de 20%.

Outros destaques do dia:

  • A emissão do concurso semanal Fatura da Sorte foi acompanhada por mais de 600 mil portugueses, que esperaram ser premiados pela sua cidadania fiscal.
  • Após o momento organizado pela Autoridade Tributária, a RTP1 teve o certame com maior audiência. O Preço Certo totalizou 8,5% de audiência e 18,9 de share.
  • No final da noite, a TVI transmitiu o concerto d’A Única Mulher, o espetáculo que a estação privada levou ao palco do Campo Pequeno em setembro. O especial, que começou minutos antes da meia-noite, foi visto por mais de 226 mil telespectadores.
Dados de audiência da responsabilidade da GfK Portugal e CAEM – Comissão de Análise e Estudos de Meios. Valores Total Dia (Live+VOSDAL). Os canais RTP3 e RTP Memória são contabilizados de forma Total (TDT+Cabo).