O maior evento de cultura pop de Portugal está prestes a abrir as suas portas. Durante quatro intensos dias, os fãs de filmes, séries, videojogos, banda desenhada, anime e manga poderão desfrutar de inúmeras atividades que os porão em contacto com as suas personagens favoritas. O programa oficial já está aí e o Espalha-Factos vai-te mostrar o que não podes perder entre 8 e 11 de dezembro.

Day #1

O primeiro dia do evento, apesar de aparentemente calmo, promete bastante emoção e divertimento. À semelhança dos anos anteriores, logo de manhã, a Marcha Imperial, saída do universo Star Wars, irá percorrer todo o recinto da Comic Con, marcando o início do evento.

Por falar em Star Wars, o famoso escultor Brian Muir, conhecido pela criação de esculturas de personagens do universo criado por George Lucas, vai estar presente desde o início e manter-se-á por todos os quatro dias do evento, sempre disposto para autógrafos e fotografias com fãs da franquia e do seu trabalho.

Estreando-se neste evento, o espaço Spotlight irá arrancar ao meio-dia com o projeto de Sara Rosa, From My Mind to Yours. À tarde, o evento terá a sessão de Q&A com o artista Francis Manapul no auditório Comics & Literatura, a apresentação de Curtas-Metragens MIA – IPCA, a apresentação da obra Cavaleiros do Panteão: Força Lendária e a exibição de dois filmes de “MOTELX” no Auditório C.

O Auditório A contará a partir das 16h15 com a apresentação da série da RTP Arena Os Jogadores, um Q&A de Ghost in the Shell com a atriz Rila Fukushima e um Q&A do filme A Mãe é que Sabe com Nuno Rocha, Ricardo Azevedo e Filipe Vargas.

Day#2

O segundo dia será também ele bastante calmo, embora com algumas surpresas a mais que o anterior. Na parte da manhã, Joe Reitman, o homem por detrás da Comic Con, estará no Hall of Fame a partir do meio-dia, numa das várias sessões de autógrafos do evento.

Será também no Hall of Fame que a atriz Ivana Baquero fará a sua primeira aparição ao público. A atriz espanhola estará também presente no Auditório A às 14h30 para um Q&A sobre a série de fantasia The Shannara Chronicles.


Mas estes dois nomes não serão os únicos a marcar o segundo dia da Comic Con com a sua presença. Vinda da série How I Met Your Mother e de vários filmes da Marvel como The Avengers e Captain America: The Winter Soldier, Cobie Smulders estará a receber fãs a partir das 15h no Meet & Greet. Ao mesmo tempo, mas no Hall of Fame, o ator de The Walking Dead Lennie James estará presente a dar autógrafos.

Ambos terão no mesmo dia os seus respetivos Q&A: às 17h30, Lennie James estará no Auditório A para responder a perguntas sobre The Walking Dead, onde interpreta a personagem Morgan, e Cobie estará 19h no mesmo local para falar com os fãs sobre How I Met Your Mother, onde interpretou, durante quase dez anos, a personagem Robin.


Mas não só atores mais recentes estarão presentes no recinto. Será também no segundo dia que o ator do clássico Gremlins, Zach Galligan estará no Auditório A para uma Q&A sobre o filme de 1984, onde interpretou a personagem Billy Peltzer. E falando no clássico, os fãs do filme poderão recordá-lo às 17h30 no Auditório B, com a exibição de Gremlins.


Mas não serão só os cinematógrafos que terão direito a convidados de luxo. Os amantes do videojogo Pokémon poderão estar ao vivo com Junishi Masuda e Shigeru Ohmori, criadores do jogo que conta já com 20 anos de existência. Às 17h45 estarão ambos apenas no Hall of Fame, mas prometem uma presença mais significativa no dia seguinte.

Haverá também espaço para os talentos portugueses do YouTube. Às 11h, no Auditório B, Ronaldo de Azevedo e Jorge Ribeiro irão apresentar o Gato Galáctico, um canal de animações em 2D que conta com mais de 2 milhões de subscritores e mais de 80 filmes de animação. Também a marcar presença no mesmo auditório, o famoso YouTuber Wuant irá receber os seus fãs e falar um pouco sobre o seu canal e no que o tornou famoso.

Day #3

O sábado reservará um dos dias mais movimentados de todo o evento. Logo às 11h, o Auditório A apresentará um Q&A com Junishi Masuda e Shigeru Ohmori, que responderão a todas as perguntas relacionadas com a franquia de sucesso Pokémon, e uma hora depois, os mesmos convidados estarão no Hall of Fame para uma sessão de autógrafos com os fãs dos jogos.


Depois da apresentação do primeiro dia, o espaço Spotlight irá dar a conhecer desta vez dois projetos criativos. Às 11h, Tânia Dias irá apresentar o livro Despedaçada e às 12h30, Nuei e Ricardo Nogueira mostrarão o seu jogo Kago no Torii.

Também dentro dos artistas portugueses, o músico, realizador e autor de banda desenhada Filipe Melo juntar-se-á ao diretor de arte e ilustração Juan Cavia numa sessão de autógrafos às 13h30, embora estejam ambos presentes durante toda a duração do evento.


Os destaques de sábado passarão obviamente pelos atores convidados. Kevin Sussman, que interpreta Stuart na série The Big Bang Theory, estará a dar autógrafos às 13h no Hall of Fame antes de se dirigir para o Auditório A, onde haverá um Q&A às 14:15 sobre a icónica série de comédia. Para quem queira tirar uma foto com o ator ou somente conhecê-lo, o Photo Booth e o Meet & Greet estarão à disposição de qualquer um, às 17h45 e às 18h45.

Também Cobie Smulders estará presente neste terceiro dia, com um Meet & Greet às 15h, a atribuição de autógrafos às 16h30 e mais um Q&A, desta vez sobre The Avengers.

Os fãs de Harry Potter terão também oportunidade de conhecer uma parte do elenco da magnífica série de filmes. Jason Isaacs e Katie Leung, que interpretaram Lucius Malfoy e Cho Chang respetivamente, marcarão presença ao longo do fim de semana, começando às 15h15 com um Hall of Fame de Isaacs, que também estará no Photo Booth às 16h30 e no Meet & Greet às 17h30.

No fim da tarde, às 19h45, o encerramento do terceiro dia estará marcado pela presença de ambos os atores no Auditório A para um Q&A sobre Harry Potter.

Day#4

O quarto e último dia no Comic Con será presenteado com uma presença mais ativa de Katie, que às 11h estará no Hall of Fame a distribuir autógrafos aos fãs. Será também às 11h que o espaço Spotlight apresentará o trabalho de Ana Ilda Pinto, com as suas figuras entre 2 e 3 dimensões. Às 12h30, o espaço fechará com a apresentação do livro Ziggy Brown e os Felinos de Vénus, com a autora Irene Leite.

Também o autor de banda desenhada Brian Michael Davis e o ilustrador búlgaro Alexander Maleev, que estarão presentes durante os quatro dias do evento, estarão num Q&A no Auditório B às 14:15 para falar sobre os seus trabalhos. Voltando depois de ter estado presente no dia 9, o ator Lennie James estará mais uma vez num Q&A relacionado com The Walking Dead às 14h30.

Para os fãs que queiram tirar uma foto com o ator, James estará no Photo Booth às 16h, estará no Meet & Greet às 17:15 e dará autógrafos no Hall of Fame às 18h30.


Regressando desde o dia anterior, também Kevin Sussman estará disposto a receber os fãs, dando autógrafos às 14h45, participando em mais um Q&A sobre The Big Bang Theory no Auditório A às 16h e tirando fotografias com os fãs às 17h15.

Jason Isaacs e Katie Leung regressarão ao recinto para mais um Q&A sobre Harry Potter às 18h30 e um Meet & Greet e uma sessão de autógrafos com o ator às 16h e às 17h15.

Também Rila Fukushima estará de regresso para um encontro com os fãs no Hall of Fame às 16h, um Q&A sobre a série Arrow às 17h15 e uma sessão de fotos às 18h30, num dos eventos que fechará esta edição do Comic Con Portugal.