O Natal está mesmo à porta e com ele, sem ser preciso papel de embrulho, vem o altruísmo e a vontade de ajudar quem mais precisa. O Espalha-Factos apresenta-te agora algumas das campanhas solidárias que vão decorrer por esta altura.

Oitava Colina: Agasalhos em troca de cerveja

A Oitava Colina, produtora de cerveja artesanal, propõe-se a oferecer a sua mais recente bebida a quem entregar agasalhos. Depois de Urraca Vendaval, do tipo India Pale Ale, Zé Arnaldo, do tipo Robust Porter e Florinda do tipo Lager, eis que surge no mercado a Cocoa Winter Ale. Uma cerveja confeccionada a pensar no tempo frio que se avizinha e que vai ser lançada no dia 17 de dezembro.

E é nesse mesmo dia que a marca se compromete a oferecer um copo de Cocoa Winter Ale a quem se deslocar às instalações da Oitava Colina (Travessa da Pereira nº16 A, armazém 5, Lisboa) para entregar uma peça de roupa quente.

A iniciativa tem como principal objetivo ajudar o CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo e não é a primeira realizada pela marca. No ano passado, em parceria com a Junta de Freguesia de São Vicente, angariaram mais de 200 quilos de comida em troca de cerveja.

UBER: Viagens gratuitas para instalações do Banco Alimentar

A UBER juntou-se à Federação Portuguesas dos Bancos Alimentares Contra a Fome para promover uma campanha solidária em que se disponibiliza para oferecer as viagens de deslocação até e a partir das instalações do Banco Alimentar.

Depois de um fim-de-semana de recolha de mais de 2000 toneladas de bens alimentares é necessário fazer a triagem dos mesmos, pelo que toda a ajuda é bem vinda.

Por este motivo, a marca deixa o convite a “toda a nossa comunidade de utilizadores e parceiros-motoristas a participar num dos maiores movimentos solidários do país, e a ajudar na triagem e separação de todos os artigos angariados para serem entregues às Instituições de Solidariedade que os farão chegar a quem mais precisa”.

A iniciativa decorre entre as 10h e as 17h de dia 9 de dezembro e basta abrir a app e fazer um pedido UberGIVING para que um motorista no leve gratuitamente até ao estabelecimento do Banco Alimentar mais próximo.

Estações de rádio unem-se pelos Bombeiros

As quatro rádios do Grupo Renascença Multimédia – Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio SIM – uniram-se para ajudar a Liga dos Bombeiros Portugueses.

O principal objetivo da campanha solidária prende-se com a substituição dos equipamentos de combate a incêndios e suporte à vida.

O Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, Padre Américo Aguiar  “os bombeiros nunca faltam ao nobre compromisso de nos socorrerem… neste Natal queremos ser nós a dizer-lhes que nos fazemos “presentes” junto de cada um e de cada uma, e das suas famílias. Não há conforto e segurança maiores do que saber que quando for necessário, os bombeiros estarão lá”.

Para contribuir para esta causa basta fazer um donativo para a conta “Juntos pelos Bombeiros” (IBAN PT50 0018 0003 4365616402068), do Banco Santander Totta. Ou através da opção Pagamentos de Serviços no Multibanco, que deve ser preenchida nos campos “Entidade” e “Referência” com o algarismo 6.