O Natal está à porta e, como manda a tradição, as ruas enchem-se de luzes e decorações  que refletem a magia característica da época. A Cidade das Sete Colinas e a Invicta não são exceção. Se tiveres oportunidade de passear pelas ruas destas duas metrópoles fica a saber com o que podes contar neste Lisboa vs Porto.

Lisboa iluminada

A árvore de Natal da cidade de Lisboa já está no sítio de costume, no Terreiro do Paço. Este ano vestiu-se de vermelho, verde e branco, com um cordão de luzes que cobre a totalidade da sua altura, equivalente a um prédio de 10 andares. As ruas principais da baixa (Ouro, Prata e Augusta) estão decoradas com um tema alusivo ao circo, em tons amarelos e vermelhos.

https://www.instagram.com/p/BNmcr0cDVQE/?tagged=terreirodopa%C3%A7o

Já a rua do Carmo conta com guarda-chuvas luminosos, e o Rossio com a sua própria árvore de Natal, em branco e vermelho, mas de dimensões mais modestas do que a irmã do Terreiro. A Avenida da Liberdade também está iluminada, como já vem a ser tradição.

https://www.instagram.com/p/BNh6T1egkxq/?tagged=ruadocarmo

No total são dois milhões de lâmpadas na cidade de Lisboa num investimento de 700 mil euros (o dobro do orçamento do ano passado).

À Lusa, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que o investimento será repartido entre a Câmara Municipal, a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e a UACS.

https://www.instagram.com/p/BNctCl6DEca/?tagged=lisboanatalicia

A iluminação natalícia da capital foi ligada no dia 26 de novembro, quando faltava um mês para o Natal e será desligada a 6 de janeiro, Dia de Reis.

https://www.instagram.com/p/BNmCjV7lITZ/?tagged=lisboanatalicia

Segundo o Diário de Notícias, o programa para a quadra natalícia conta também com mercados de Natal em zonas como a Baixa, a Praça da Figueira, o Príncipe Real, a Rua Castilho ou a Avenida da Liberdade. O objetivo é que haja sempre um evento de Natal a acontecer num bairro lisboeta, de Campo de Ourique a Alcântara.

https://www.instagram.com/p/BNiJSpEjTid/?tagged=natallisboa

Além das iluminações haverão também uma variedade de oficinas com diversos objetivos. Umas ensinar-te-ão a “poupar para dar”, outras mostrarão como escrever uma história e outros contos de Natal e algumas ainda te poderão apresentar sugestões para construires um trenó ou um presépio.

Sendo o Natal uma época para ser dedicada à família, em Lisboa tens ao disporvárias sugestões de programas em grupo. Poderás assistir à peça A Sardinha Cinderela, que irá estrear dia 7 no Teatro Rápido, visitar a Aldeia de Natal no Parque Eduardo VII ou a Feira Popular de Lisboa. Além disso, tens ainda a possibilidade de, até 5 de janeiro, ires até ao Circo Cardinali e, a partir de dia 7, o Circo de Natal chegará ao Coliseu dos Recreios, onde ficará até dia 26.

Festas Felizes no Porto

Desde 1 de dezembro até 8 de janeiro de 2017, a cidade do Porto terá como símbolo da época natalícia uma enorme Árvore de Natal de 30 metros de altura, mesmo em frente do edifício da Câmara Municipal, assinalando um vasto programa de animação que atrairá milhares pessoas às ruas da Invicta.

https://www.instagram.com/p/BNe9z4HA3Se/?tagged=visitporto

Também até 8 de janeiro, se gostares de patinagem no gelo, a Praça Mouzinho da Silveira e a Praça da Batalha terão as suas próprias pistas de gelo natural.

A pista que no ano passado ocupou a Avenida dos Aliados estará agora alojada na Praça da Batalha. Na Rotunda da Boavista, a oferta será uma vez mais a dobrar, com a inclusão de uma pista coberta e outra descoberta, tal como no ano passado.

Ainda no mesmo local haverá espaço para outros divertimentos, tais como carrosséis, jogos tradicionais, uma Casa do Pai Natal e o espaço Cinema 5D.

https://www.instagram.com/p/BNfWv5nBMk4/?tagged=pracamouzinhodealbuquerque

De forma a tornar a Avenida dos Aliados uma zona mais dinâmica, para além da grande Árvore de Natal, o espaço será transformado numa praça de convívio que terá imensos baloiços, onde te poderás sentar e tirar fotografias, e um caminho de luz que convida a percorrer cada uma das placas centrais, mantendo sempre contacto visual com a Árvore de Natal.

O espaço OBRA será também uma das novidades nos Aliados. De 1 a 23 de dezembro, a loja, situada no nº 195, convidará os mais novos a brincar e participar em oficinas de criação e recriação de brinquedos, sempre de quinta-feira a domingo. Todos poderão levar os seus próprios brinquedos e pôr mãos à obra.

De 26 a 30 de dezembro, também no mesmo espaço, decorrerão oficinas abertas de novo circo, nas quais estarão centradas nas técnicas de malabarismo e equilibrismo.

https://www.instagram.com/p/BNkJnsjgQI8/?tagged=portolovers

Entre estas iniciativas, poderás ainda desfrutar de atuações de rua, animação circense, o ciclo de concertos Natal à Porta, os coros de Natal, os mercados de artesanato e muito mais.

Agora resta-te a ti escolher qual das duas cidades preferes para visitar e celebrar esta época festiva!

Artigo escrito pela alfacinha Inês Chaíça e pelo tripeiro Tiago Costa

Artigo atualizado às 18h23 com referências a eventos em Lisboa.