Há já algum tempo que extensões como o Adblock são procuradas de forma a ocultar anúncios indesejados na internet. Mas e se em vez de escondermos a publicidade a trocássemos por algo mais interessante? O navegador Google Chrome possui agora uma nova extensão que permite trocar os incessantes anúncios por criativas peças de arte.

O programador francês Nicolas Le Roux é um dos criadores da FeedArt, a extensão do Chrome que substitui o bloqueador de anúncios normal e dá a conhecer ao internauta peças de arte e os seus criadores.

“A ideia foi promover de uma forma criativa alguns dos melhores artistas e de quebrar a ideia dos tradicionais ‘adblockers’ de simplesmente remover o anúncio”, diz Le Roux.

A extensão destaca todas as semanas um artista ou um estilo diferente de arte e dispõe de uma opção que permite saciar a curiosidade, ao permitir saber mais sobre os agentes criativos apresentados durante a semana.

Um feed salpicado de arte

Tom Frazier, um dos utilizadores que deixou feedback na iniciativa, comentou: “A popularidade dos bloqueadores de anúncios é prova de que os consumidores negam aceitar as práticas enganadoras das grandes empresas e das agências de publicidade“. “A FeedArt parece excelente!“, disse.

Mas a ideia também foi recebida com críticas. Outro utilizador queixou-se que o modelo é apenas a troca de anúncios tradicionais por outros anúncios “de forma artística“. Le Roux respondeu: “A ideia não é substituir os anúncios do Facebook por outros anúncios. É simplesmente apresentar um artista e dar oportunidade que as pessoas apreciem arte e que descubram novas peças.

O fórum Product Hunt tem sido o epicentro da novidade e o criador da FeedArt informou os seus utilizadores que, caso haja interesse, a possibilidade de uma versão para Safari e Firefox será considerada.