O Spotify lançou esta semana a sua maior campanha de publicidade global, em que revela os hábitos mais estranhos dos seus ouvintes. Em cartazes espalhados pelas cidades o serviço de streaming de música ficamos a saber que há mais de mil rapazes que gostam da playlist “Girl’s night” ou que há quem tenha começado a ouvir músicas de Natal em junho. Não nos responsabilizamos se ouviste demasiadas vezes as playlists do Espalha-Factos.

Os cartazes são acompanhados da frase “Obrigado 2016, tens sido estranho”, a assinatura da campanha, que começou nos EUA, Alemanha, França e Reino Unido, mas que se estenderá até ao fim do ano a mais 10 mercados, entre os quais a Suécia, Brasil, Dinamarca e Canadá. A campanha foi desenvolvida pela equipa criativa do Spotify e, segundo declarações do CMO Seth Farbman à Creativity, a ideia da campanha é traduzir a cultura através do comportamento do ouvinte. Farbman acrescenta ainda que, ao contrário do que se tem debatido sobre o facto de os dados armazenados dificultarem a criatividade no marketing, eles são para o Spotify uma fonte de inspiração e transmitem aquilo que as pessoas sentem. Segundo o mesmo comunicado à Creativity, até ao final de 2016 a campanha terá ainda novidades, entre as quais o envio de e-mails aos clientes sobre o uso pessoal da sua conta, além de anúncios digitais baseados nos mesmos dados. Vê na fotogaleria alguns dos cartazes já expostos.

Lista dos mais ouvidos em 2016 no Spotify

A par desta campanha, o Spotify divulgou ontem a lista dos artistas, álbuns e músicas mais ouvidas durante este ano. Drake está no topo da lista como o artista e o álbum mais ouvido do ano e Rihanna a artista feminina mais ouvida e terceira entre todos os artistas. Vamos fingir que não ouvimos também 4782028 vezes a Hotline Bling. No pódio está ainda Justin Bieber, que ficou em segundo lugar no top de artistas e álbuns mais ouvidos. Segundo o serviço de música, este foi também o ano em que os utilizadores descobriram mais música e artistas. Artistas mais ouvidos em 2016:

  1. Drake
  2. Justin Bieber
  3. Rihanna
  4. Twenty One Pilots
  5. Kanye West

Top 5 Artistas femininas:

  1. Rihanna
  2. Ariana Grande
  3. Sia
  4. Adele
  5. Fifth Harmony

Top 5 Artistas masculinos:

  1. Drake
  2. Justin Bieber
  3. Twenty One Pilots
  4. Kanye West
  5. Coldplay

Top 5 breakout artists:

  1. ZAYN
  2. FRENSHIP
  3. Anne-Marie
  4. Madeintyo
  5. Rob $tone

Músicas mais ouvidas

  1. One Dance (feat. WizKid and Kyla) – Drake
  2. I Took A Pill in Ibiza – Seeb Remix – Mike Posner
  3. Don’t Let Me Down (feat. Daya) – The Chainsmokers
  4. Work (feat. Drake) – Rihanna
  5. Cheap Thrills – Sia

Álbuns mais ouvidos

  1. Views – Drake
  2. Purpose – Justin Bieber
  3. ANTI – Rihanna
  4. Blurryface – Twenty One Pilots
  5. Beauty Behind The Madness – The Weeknd

Podes consultar as restantes listas, que incluem os géneros emergentes este ano ou alguns fun facts, aqui.