O VLC, canivete suíço dos leitores multimédia, recebeu suporte para vídeos em 360 graus. Este é mais um item na lista de formatos suportados pela aplicação e um grande passo dado no mundo da realidade virtual.

A aplicação opensource passa a ser capaz de reproduzir vídeos e imagens em 360º, bem como imagens panorâmicas. A novidade vem no seguimento da colaboração entre a VideoLAN, a organização sem fins lucrativos que gere o projeto, e a Giroptic, uma empresa especialista em conteúdos em 360º e realidade virtual.

O fruto deste trabalho conjunto chama-se VLC 360. Uma versão de teste está disponível para download, mas é exclusiva para utilizadores de Windows e macOS. Os utilizadores das restantes plataformas suportadas pela aplicação terão que aguardar pelo lançamento do VLC 3.0.

VLC: 2017 continuará com realidade virtual em vista

A realidade virtual está nos planos da VideoLAN para 2017. A fundação pretende suportar dispositivos como o Vive, da HTC, Daydream, da Google, e Oculus Rift, do Facebook, no VLC 360 no decorrer do próximo ano.

E depois? Quem sabe um headset de realidade virtual VLC com as especificações do hardware abertas, tal como o código que compõe o software.

Download