Estreiam hoje nas salas de cinema portuguesas oito filmes, dos quais o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana Aliados, o mais recente filme de Robert Zemeckis, que conta com Brad Pitt e Marion Cotillard nos papéis principais.

Aliados

Ambientado em 1942, Aliados, segue a história de Max Vatan (Brad Pitt), um espião ao serviço dos Aliados que se encontra em Casablanca para eliminar uma alta patente do Exército de Hitler. Ao seu lado está Marianne Beausejour (Marion Cotillard), da Resistência Francesa. Uma vez cumprida a missão, os dois aproximam-se e tornam-se amantes.

Quando chega a hora de partirem, decidem ir juntos para Londres, onde se casam, têm uma filha e constroem uma vida juntos. Porém, tudo muda quando Vatan é avisado de que os oficiais ingleses suspeitam que Marianne possa ser uma agente dupla com ligações aos nazis. Deste modo, as ordens que recebe, caso ela esteja de facto do lado inimigo, passam pela sua execução com as suas próprias mãos ou então será ele enforcado por traição. Vatan tem, então, 72 horas para descobrir se o que lhe estão a dizer é verdade ou se tudo não passa de um teste à sua lealdade. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Outras Estreias

Estive em Lisboa e Lembrei-me de Você

Sérgio de Souza Sampaio, um modesto funcionário da Companhia Industrial de Cataguases, Minas Gerais (Brasil), sofre uma grande reviravolta na sua vida: perde a mulher, o filho e o emprego. Deste modo, decide emigrar para Portugal em busca de oportunidades de trabalho para recompor a sua vida. Ao chegar a Lisboa, Sérgio é confrontado com a dura realidade da imigração e o quotidiano e o contraste cultural com que se vê confrontado vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida

Rafe Katchadorian é um jovem com uma imaginação muito fértil que sempre teve dificuldades em cumprir regras. Quando vai parar a uma escola secundária cujo director é um maníaco do controlo, vê aí o local ideal para dar azo à sua imaginação e quebrar as regras daquela escola. A ajudá-lo nesta arriscada missão terá Leo, o seu amigo mais próximo. Inevitavelmente, essa ideia, apesar de divertida, vai trazer-lhes problemas muito sérios. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Eu, Daniel Blake

Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2016, Eu, Daniel Blake, conta a história de Daniel Blake, um senhor de 59 anos a quem lhe é diagnosticado uma doença no coração. Quando tenta receber os benefícios do Estado que lhe concedam uma forma de subsistência, vê-se enredado numa burocracia injusta e constrangedora. Porém, é neste contexto que conhece Katie, uma mãe solteira a precisar de ajuda urgente. Daniel e Katie, dois estranhos sem formas de sustento, vêem-se assim obrigados a aceitar ajuda do banco alimentar. E é no meio do desespero que se tornam a única esperança um do outro. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

O Número

Zev Guttman, um nonagenário, luta contra a doença Alzheimer e está a passar os seus derradeiros anos num sereno lar de idosos quando recebe uma misteriosa encomenda de Max, um amigo próximo, e descobre no seu interior um maço de notas e uma carta com meticuloso plano. Em tempos, Zev e Max foram prisioneiros em Auschwitz e Max nunca desistiu de vingar Otto Walisch, o homem responsável pela sua detenção e pela morte de toda a sua família. Mas, como está preso a uma cadeira de rodas, vê-se incapaz de resolver a questão sozinho. Com a orientação de Max, Zev vai embarcar numa viagem intercontinental para finalmente trazer justiça ao homem que lhes destruiu as vidas. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Underworld: Guerras de Sangue

Neste quinto capítulo da franchise Underworld, a vampira Selene continua a sua luta contra o clã Lycan e a fação de vampiros que a traiu. Agora, há quem deseje capturá-la para que o seu sangue e o da sua filha possam ser usados para aumentar os poderes dos vampiros. Selene tenta desvendar os segredos que estão na origem da guerra entre os vampiros e os lobisomens e como já nada tem a perder, o conflito transformou-se numa forma de vingança pela morte de todos os que amou. E, desta vez, está determinada a levar a batalha ao limite. Podes consultar as sessões de filme aqui.

Um Pai Natal Para Esquecer

Nesta comédia natalícia Willie, um Pai Natal que, com a ajuda de um anão enraivecido, anda a roubar tudo o que são locais onde possa reinar o espírito natalício. O plano, usado durante anos, é simples: mascaram-se de Pai Natal e Duende, descobrem o sistema de alarme e, no dia 24, fazem os assaltos. Porém, este ano, as coisas vão complicar-se, pois durante o evento de caridade que eles planeiam assaltar, a mãe de Willie junta-se ao “gang” com constantes imposições e exigências. Ao mesmo tempo que tem de manter o plano de pé e lidar com os caprichos da matriarca, Willie começa a sentir-se atraído por Diane, a diretora do evento. Podes consultar as sessões deste filme aqui.

Versus – A Vida e os Filmes de Ken Loach

Um retrato sobre a vida Ken Loach, um dos mais controversos e premiados cineastas da actualidade. Com testemunhos de colaboradores, actores e especialistas em cinema, a realizadora, Louise Osmond, vai revelando acontecimentos sobre a sua vida pessoal, ao mesmo tempo que percorre as quase cinco décadas do cineasta ao serviço do cinema de cariz social, que defende o indivíduo das injustiças do sistema. Podes consultar as sessões deste filme aqui.