O Spotify passou em revista o ano de 2016 e revelou as listas de topos anuais, que destacam as categorias com mais streams do ano: os discos, os singles e os artistas. DrakeJustin Bieber e Rihanna dividem o pódio dos cantores com maior número de audições no mundo.

Drake mantém o seu reinado no serviço de streaming. Pelo segundo ano consecutivo, e totalizando mais do dobro do alcançado em 2015, o rapper foi o artista com mais audições: com mais de 4,7 mil milhões de streams. A derradeira coroa equivale a mais de 8,7 mil milhões de audições de todos os seus discos e ela faz de Drake o artista mais ouvido no Spotify de sempre.

Este ano, Drake fez história e fê-la também ao conseguir a música mais popular de sempre na plataforma. One Dance ultrapassou a meta estabelecida o ano passado por Lean On de Major Lazer, colaboração com DJ Snake. Assim, o segundo single do disco Views tornou-se histórico por arrecadar perto de 970 milhões de audições.

Drake tem sido imparável este ano, ele é uma verdadeira superestrela global“, afirmou Stefan Blom, chefe executivo dos departamentos de conteúdo e estratégia do Spotify. “Com o disco e a música nos topos este ano, a acrescer à bem-sucedida digressão Summer Sixteen, Drake continua a cativar os fãs da maneira como apenas ele consegue“, acrescentou. “Não é surpresa que ele esteja a dominar a indústria musical.

Work, work, work, work, work, work

Não foi com falta de esforço que Rihanna se manteve também na realeza do Spotify. Durante 2016, trabalho não lhe faltou: com o lançamento do seu oitavo disco, Anti. Com mais de 2,5 mil milhões de streams, a cantora natural de Barbados continuou a artista feminina com maior número de audições. Ariana Grande, Sia, Adele e Fifth Harmony seguem-na no top 5 feminino. A posição de Adele impressiona considerando que o seu último disco foi mantido fora do catálogo das plataformas de streaming durante meses após o seu lançamento, e só está disponível no Spotify desde junho.

2016 foi também um bom ano para a música nova e para os artistas revelação. ZAYN revelou-se como o melhor nome novo da indústria, provando que os fãs de One Direction guardam o fervor pelo ex-membro do grupo. A par dele, a playlist Discover Weekly, onde o Spotify compila semanalmente as tendências de música nova, foi ouvida mais de nove mil milhões de vezes este ano.