Riverdale: A série que promete juntar Gossip Girl e Twin Peaks

A nova aposta da CW para 2017, Riverdale, é inspirada na banda desenhada Archie, mas promete dar-lhe um toque mais contemporâneo.

O promo disponibilizado pela estação serve para aguçar a curiosidade até dia 26 de janeiro, altura em que Archie (KJ Apa) e outras personagens dos livros entram no nosso ecrã e no segundo ano de secundário. Tudo isto enquanto têm que lidar com um assassínio e com todos os mistérios que esse implica.

Riverdale será produzida por Greg Berlanti, o mesmo produtor das séries de sucesso da CW que compõem o Arrowverse. Junta-se a ele Roberto Aguirre-Sacasa, que na Comic Con de San Diego definiu a série da seguinte maneira:

“É definitivamente Archie, mas mais dark, um bocadinho mais complexo e mais peculiar do que aquilo que vocês se podem lembrar da resenha que compravam no supermercado. Digamos que  que é um cruzamento entre Archie e Twin Peaks”.

A referência à série de culto de David Lynch é algo arriscado de se fazer, ainda para mais quando a CW apresenta a série através de referências a Gossip Girl e The Vampire Diaries. O site EW, inclusive afirma que “Riverdale pode preencher o buraco que Gossip Girl deixou nos vossos corações”.

Quanto de Archie está em Riverdale?

O tom da banda desenhada Archie é bastante alegre e otimista, algo que pelo que se pode ver neste vídeo promocional não será o tom da série. Isto levanta algumas questões em relação à adaptação da história para o grande ecrã.

A banda desenhada tem bastante peso nos EUA e as opiniões parecem dividir a internet. Porém, as vozes mais conciliadoras dizem que é necessário dar uma oportunidade a Riverdale, ainda que a série não  deva ser vista como uma adaptação da história original, mas sim como sendo inspirada nesta.

Riverdale apresenta-se como um teen drama que pelo pouco que é possível ver até agora, parece desenhado para captar as audiências de The Vampire Diaries que entra em 2017 na reta final da sua última temporada.

Resta ver se a identificação com grandes produtos da cultura pop vai ajudar a série a vingar, ou se vai ser aquilo que a condena à partida.