RTP Memória
Fotografia: Unsplash / Clem Onojeghuo

5 programas que vale a pena ver (ou rever) na RTP Memória

Esta quinta-feira é uma verdadeira #ThrowbackThursday com a chegada da RTP Memória à TDT. Neste artigo, alguns dos melhores oldies da programação do canal que põe no ar o arquivo da estação pública.

Esquadrão Classe A aka A-Team (1983-1987)

ateam

Um clássico dos anos 80, Esquadrão Classe A é transmitida pelas 21h00 e relata as aventuras de uma equipa de comandos especiais que, vinda da Guerra do Vietname, foi para a prisão condenada por um crime que não cometeu.

Depois de terem escapado de uma prisão militar de segurança máxima, passaram a viver secretamente em Los Angeles. Agora, procurados pelo governo, sobrevivem como aventureiros e mercenários sob o nome de Soldados da Fortuna. Já estás a imaginar a música do genérico na tua cabeça, não?

Segunda a sexta-feira, 21h00 / 04h00 (Repetição)

Crime, Disse Ela (1984-1996)

murder-she-wrote

Ela não é investigadora profissional, mas usa a intuição e inteligência de escritora para resolver crimes e outros problemas de justiça. Na cidade de Cabot Cove, no Maine, Estados Unidos, Jessica Fletcher empenha-se, com muita classe e compostura, na resolução de mistérios.

Ao longo de 264 episódios, distribuídos por 12 temporadas, atingiu na altura uma longevidade rara para uma série policial, sendo ainda hoje transmitida em vários países do mundo.

Segunda a sexta-feira, 19h00 / 01h02 (R)

Alfred Hitchcock Apresenta (1955-1965)

alfred-hitchcock

O maior realizador de suspense apresenta uma série de crime e mistério feita exclusivamente para televisão. Transmitida durante dez anos, transportou do cinema para o pequeno ecrã uma linguagem diferente da da maioria das séries até aí transmitidas.

Considerada pela revista Time uma das 100 melhores séries de sempre, contou com 268 episódios produzidos, 17 dos quais com realização do próprio Hitchcock. Cada capítulo tem uma história isolada, sendo uma série sem personagens ou enredos fixos.

Foi esta a série que inspirou o cineasta a realizar o filme Psycho, lançado em 1960.

Terça a sexta, 23h00 / 02h20 (R)

Inesquecível

julio_isidro

Um talk-show semanal com um dos grandes monstros da televisão em Portugal. Júlio Isidro está aí para as curvas e apresenta um episódio novo todos os sábados.

Um convite a personalidades para conversar enquanto viajam pelas memórias da sua história na RTP. E quem melhor para falar do legado da estação pública que uma lenda viva?

Sábado, 23h00 / domingo, 18h00 (R)

Guarda-Factos

guarda-factos

Uma vez por mês, Mário Carneiro fala sobre as efemérides que marcaram a realidade nacional e internacional. O grande arquivo de informação da RTP ganha agora um espaço na programação da RTP Memória.

Além do programa mensal, de maior duração, haverá vários micro programas de 15 minutos na programação do canal.

Primeiro domingo de cada mês – 19h30

Mais Artigos
Fate: The Winx Saga
‘Fate: The Winx Saga’. Fadas chegam à Netflix em carne e osso